Cuidados na relação entre animais de estimação e o bebê

Os animais de estimação fazem parte da família, e é claro que queremos o melhor convívio entre eles e o bebê. Porém, como o pequeno ainda é frágil e mais suscetível a se machucar ou pegar doenças, precisamos adotar algumas medidas necessárias para essa relação ser saudável. Confira a seguir algumas dicas:

Cuidados ao lavar a roupa do bebê

A chegada do bebê em nossa casa é um momento de emoção e alegria. Porém, precisamos ter mais atenção e cuidado com a higienização, tanto do ambiente quanto das roupas. Isso porque o sistema imunológico do nosso pequeno ainda é frágil e imaturo, podendo pegar infecções e doenças mais facilmente do que nós. Por isso, mamãe e papai, um dos pontos de atenção que você deve ter é na lavagem correta da roupa do seu filho. Separamos algumas dicas para essa missão, confira a seguir:

Alimentos que crianças não devem comer antes dos dois anos

Nos primeiros seis meses dos bebês, eles se alimentam apenas de leite materno e, com o passar do tempo, são introduzidos alguns alimentos. Entretanto, muitos pais não sabem quais comidas podem ou não oferecer de acordo com a idade do seu filho. Por isso, separamos 5 alimentos que as crianças não devem comer antes dos dois anos.

Como estimular o desenvolvimento do bebê

Os pais, principalmente os de primeira viagem, ficam felizes a cada conquista do seu bebê e ficam mais ansiosos para ver as próximas etapas. E isso é ótimo, porque é importante que o marco do desenvolvimento da criança seja monitorado. Dessa forma você consegue avaliar a saúde física e psicológica do seu filho. Cada criança é diferente, tendo o seu próprio ritmo de amadurecimento. Mas os pais podem ajudar na missão de estimular o desenvolvimento do bebê. Confira algumas dicas de como fazer isso!

Será que chegou a hora do desfralde? Confira as dicas!

A hora do desfralde do bebê gera muitas expectativas para os pais. Ver a evolução dos filhos indo ao banheiro e sabendo se comunicar, com o bônus de parar de comprar pacotes e pacotes de fraldas, é de fato um momento que será lembrado para toda vida. Apesar disso, é importante respeitar o tempo do bebê e não se frustrar caso ele faça xixi e cocô sem fralda. Isso pode e vai acontecer! É um processo de adaptação e aprendizado na vida das crianças. Trouxemos algumas informações essenciais para este assunto. Confira!

Como estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças?

Todas as experiências que as crianças vivenciam ao longo do crescimento fazem parte de suas histórias e, consequentemente, estão atreladas ao desenvolvimento cognitivo. Se trata das nossas habilidades motoras e intelectuais, que ditam como compreendemos as coisas, nos comunicamos, aprendemos e aplicamos os conhecimentos. E qual a melhor maneira de dar esse estímulo desde cedo para os pequenos? Geralmente, tudo isso é desenvolvido com bastante propriedade nas escolas, mas os pais têm um papel muito importante também e é interessante começar dentro de casa, com atividades simples e que podem ser muito divertidas! Separamos algumas delas, confira:

Como conciliar o home office com os filhos pequenos?

A pandemia definitivamente transformou a vida de todo mundo, principalmente em casa. Quem tem filho pequeno, viu sua rotina virar de cabeça para baixo tentando conciliar o home office com a rotina e cuidados do bebê. Mas nem tudo está perdido, é possível sim combinar a vida profissional com a criação dos filhos! Só é preciso paciência e muita organização. E para facilitar, trouxemos algumas dicas que podem deixar a sua rotina mais leve com as crianças e a entrega do trabalho garantida. Boa leitura!

5 cuidados essenciais com os bebês durante os dias quentes

Quem é mãe, sabe: os dias quentes são um verdadeiro desafio para os bebês. O calor excessivo merece atenção redobrada, pois os bebês sofrem muito mais com desidratação, com a pele sensível, assaduras e mal-estar. Trouxemos cinco dicas essenciais para que o verão que está chegando seja cheio de boas histórias para contar do seu bebê e que não tenham nada a ver com os dias quentes! Confira.

Cólicas: principais sintomas e dicas para aliviar as dores do bebê

Não existe coração mais aflito do que de uma mãe vendo o bebê sofrer com as cólicas! Mas não tem jeito, todo bebê saudável ainda vai deixar as mamães de cabelo em pé com choros incontroláveis sem motivo aparente. As cólicas são comuns em crianças de até 5 meses, mas elas costumam aparecer bem antes,… Ver artigo

Como levar o bebê no carro: dicas para dar conforto e segurança aos pequenos

Os primeiros momentos da maternidade são tão intensos e cheios de novidade que muitos pais esquecem de um detalhe muito importante: a cadeirinha para levar o bebê no carro. Ela é um item obrigatório no carro dos papais e mamães e servem para todas as saídas; seja uma viagem de 5 minutos ou 1 hora…. Ver artigo

Chupeta: quais são os pontos negativos e positivos?

Chupeta é um assunto polêmico que ainda segue sem solução. Muitos de nós normalizamos o uso da chupeta, pois a maioria teve esse hábito quando pequenos. E, bom, cá estamos nós! Nos últimos tempos, algumas pesquisas e divulgações médicas começaram a problematizar o uso da chupeta, que é uma carta na manga das mamães para… Ver artigo

Unhas do bebê: a importância de cortar e como fazer isso

As unhas dos bebês são tão pequenas e delicadas que ficamos aflitos quando o assunto é cortá-las. Mesmo parecendo frágeis, deixar as unhas grandes pode fazer com que o seu bebê possa se arranhar. Apesar da preocupação em torno do assunto, cortar as unhas do bebê só exige um pouquinho de paciência. Para isso, trouxemos… Ver artigo

Medidas de segurança para o bebê em casa

Ao longo dos meses, os filhos passam de recém-nascidos e se tornam cada vez mais independentes e aventureiros, engatinhando ou até mesmo andando por todos os cantos da casa. Sabendo disso, é essencial adotar medidas de seguranças e pensar nos detalhes para que não ocorra nenhum acidente com o bebê.

Dicas para montar o enxoval do bebê

Ao descobrir a gravidez, é muito comum que as mamães fiquem ansiosas pensando no enxoval do seu bebê. Essa tarefa parece ser difícil, mas o segredo para não faltar nada é a organização. Com o objetivo de ajudar vocês, trouxemos algumas dicas e sugestões.

Dicas e cuidados com a amamentação

Muitas mulheres quando estão grávidas ficam ansiosas para segurar o bebê no colo e amamentar. Porém, a amamentação pode ser um processo difícil e doloroso para muitas delas. Confira dicas que separamos para facilitar esse processo:

Como proteger o bebê das mudanças de temperatura da primavera

Com a aproximação da primavera, o inverno vai aos poucos dando espaço a um período mais úmido e com temperaturas mais elevadas. Porém, a transição entre uma estação e outra, vem com algumas necessidades de atenção e cuidado em relação à saúde dos nossos bebês.

Benefícios do talco líquido

A maioria dos pais, especialmente os de primeira viagem, ficam na dúvida se devem usar ou não talco no seu pequeno. E não é à toa: a opinião de médicos e especialistas sobre o uso do talco em pó ficam divididas entre positivas e negativas. Mas, calma! Temos uma alternativa para você e seu bebê.

Pele ressecada do bebê, o que fazer?

A pele do bebê é mais propensa ao ressecamento do que a pele de um adulto. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, nesta fase da vida, a epiderme ainda não possui o tecido completamente desenvolvido, ou seja, ainda é muito fina e delicada. A consequência disso é a maior facilidade de sofrer com agressões externas, como o sol, frio e até mesmo água quente. A boa notícia é que com alguns cuidados podemos tratar e até mesmo evitar o ressecamento da pele do nosso bebê. Confira a seguir algumas dicas essenciais que você deve ter conhecimento e botar em prática, principalmente no inverno.

Dicas para o banho do bebê

Dar banho no bebê parece uma missão impossível, ainda mais se os pais forem de primeira viagem, pois sabemos como os filhos querem brincar e fazer bagunça durante este momento. Mas, relaxe! Um banho com muitas preocupações pode causar estresse tanto para você quanto para o bebê e está longe de ser eficaz. Com alguns cuidados, esse momento pode ser divertido e relaxante para os dois. Confira algumas dicas que separamos para você implementar durante o banho do seu pequeno:

Calendário dos primeiros dentinhos

O surgimento dos primeiros dentinhos não é importante apenas para os bebês, mas para os pais também. É com cada evolução do seu pequeno que você fica mais emocionado e contente, não é mesmo? Além disso, é o momento em que começamos a introduzir alimentos semi-sólidos e sólidos.

Bebê e a forma de se comunicar

Ter um bebê traz momentos de plena alegria, mas também de grandes preocupações. Nos primeiros meses eles choram muito e os pais, principalmente os de primeira viagem, se sentem impotentes por não conseguirem tirar a angústia do filho. Mas, o que muitos pais não sabem é que nem todo o choro significa dor ou algo preocupante. Na maioria das vezes o choro acontece por necessidade de contato com a mãe, a necessidade de carinho. Por isso, as mamães nunca devem deixar de dar carinho aos seus bebês.

Fases do bebê: do primeiro até o décimo segundo mês

O desenvolvimento das crianças é emocionante para os pais. E sempre queremos acompanhar de perto cada etapa, desde os primeiros passos até a primeira fala. Confira algumas fases do desenvolvimento infantil.

Por que a etapa da primeira dentição é tão importante para o bebê e a família?

O seu filho começou a demonstrar os primeiros sinais da dentição? Muita calma nessa hora! Geralmente, entre o sexto e o oitavo mês, ocorre a primeira dentição dos bebês, na opinião de muitos, a etapa mais desafiadora de todas, já que é uma grande novidade para os pais e, principalmente, para os pequenos. E pode… Ver artigo

Quais os cuidados com a pele do bebê no inverno?

O inverno chegou e, como consequência, vemos a temperatura caindo! Com isso, nossas peles sentem o impacto do friozinho e logo apresentam ressecamento. E se é assim com os adultos, imagina com os bebês! Eles sofrem mais com os ventos e o ar gelado, pois produzem em menor quantidade um óleo que nosso organismo produz… Ver artigo

Tudo o que você precisa saber sobre a catapora (varicela)

Catapora, ou varicela, é uma infecção altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. É uma doença muito comum em crianças e em geral, não apresenta gravidade, sendo um quadro autolimitado.

Cáries, escovação e flúor: como ensinar a rotina do cuidado bucal

É necessário limpar a boquinha do bebê antes dele possuir dentes? Essa é uma dúvida muito comum em relação à higiene oral.

O que fazer quando os dentinhos começarem a surgir no bebê?

A erupção dos dentes é um processo extremamente importante que faz parte do crescimento e do desenvolvimento da criança.

Bebê com 6 meses já pode comer sólidos? A partir de quantos meses o bebê pode ingerir comida sólida?

Quando se fala da alimentação do bebê, o ideal é que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses. Nesse período, não é necessário dar água.

Os benefícios da amamentação na dentição e no desenvolvimento mandibular

Já mencionamos nesse blog a importância da amamentação, não só por conta da nutrição do bebê, mas também pela ação da ordenha ser um exercício fundamental para o desenvolvimento do osso mandibular.

Mas bebê nem tem dente, porque ir ao dentista?

É comum ouvir esse tipo de questionamento, embora não seja tão absurdo assim.

PICADAS DE MOSQUITO Coisas que você precisa saber!

Picadas de mosquito ficam elevadas, causam vermelhidão e coçam. Mas você sabe por que isso acontece?

Cuidados imprescindíveis com a higiene PARA EVITAR AS ASSADURAS

A pele é o maior órgão do corpo humano, e é através dela que o bebê começa a explorar o mundo.

As assaduras são comuns na primeira infância

Extremamente comuns na primeira infância, as assaduras de fraldas são caracterizadas por vermelhidão da pele – que se torna mais áspera.

PORQUE AS BROTOEJAS SÃO TÃO COMUNS EM BEBÊS? Entenda e saiba como preveni-las

Ela tem aspecto de pequenas bolhas na pele, podendo ser clarinhas ou avermelhadas e ocorre predominante em crianças e bebês.

GRAVIDEZ E DENTISTA? SIM. Saiba como a sua saúde bucal influencia a saúde do seu bebê

Você já pensou na possibilidade de seu filho viver até 100 anos? As chances são grandes! Além de sorte e genética, você pode, desde a gestação, cuidar de vários “detalhes” para que esta longevidade aconteça.

SIGA A THERASKIN PEDIATRIA NAS REDES SOCIAIS e não perca nenhuma novidade!

Instagram Facebook

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER e receba dicas especializadas sobre maternidade e cuidado infantil!