;
O desfralde costuma ser uma fase preocupante para os pais, aquela ansiedade para ver os filhos crescendo, e alcançando novos marcos de desenvolvimento. Mas a verdade é que não existe idade certa para o desfralde, cada criança tem seu tempo, é normal que algumas crianças consigam mais rápido, e outras demorem mais para tirar a fralda, então, não faça comparações.
O desfralde inclusive pode ser mais fácil para algumas crianças, e mais difícil para outras, e o mais importante nesse processo, é o papai e a mamãe ficarem de olho em alguns sinais no comportamento do bebê, que indicam que ele está pronto para dar início ao desfralde.
Algumas dicas podem deixar o processo do desfralde mais fácil, e inclusive incentivar o bebê a querer tirar a fralda, sem medo ou traumas. Confira o conteúdo abaixo para saber mais sobre o desfralde, e dicas de como colaborar e estimular o bebê a tirar a fralda.
Com que idade é indicado começar o desfralde?
Muitos especialistas recomendam que o desfralde não seja realizado muito antes dos 2 anos de vida, isso porque o bebê ainda não está totalmente preparado para começar o processo de tirar as fraldas. Forçar o desfralde pode fazer o pequeno desenvolver traumas, então, fiquem tranquilos papai e mamãe, na hora certa vai acontecer.
Depois que o bebê completa 24 meses de idade, ele começa a entender o que é xixi e cocô, inclusive que ele é quem produz essas necessidades na fralda. Normalmente, a partir dos dois anos e meio, grande parte das crianças começam apresentar sinais de que está pronto para começar o desfralde na prática.
Quais são os sinais de que o bebê está pronto para o desfralde?
Como citamos anteriormente, o desfralde ocorre no tempo da criança, e ela quando estiver preparada para tirar a fralda, vai deixar isso bem claro em seu comportamento. Alguns sinais mostram que o bebê está realmente pronto para começar o desfralde, conheça quais são:
Quando o bebê começa a se queixar muito de que a fralda está suja, é a oportunidade de mostrar a ele que existe uma forma mais confortável de fazer suas necessidades, e não sofrer com os incômodos da fralda.
O bebê conseguir nomear o que é xixi, e o que é cocô, é um indício de que ele entende suas necessidades e seu corpinho.
Os papais e as mamães são um grande exemplo para seus filhos desde de pequeno, por isso, a criança tende a imitar e também querer usar o vaso sanitário.
Se seu bebê já ficar sentado por alguns minutos no penico ou no vaso, é um bom sinal para iniciar o processo de tirar as fraldas.
Fralda limpa e seca por um longo período, demonstra que o bebê está conseguindo controlar as estruturas do seu corpo responsáveis pela eliminação do xixi e do cocô.
Como realizar o desfralde na prática e dicas para facilitar o processo
O desfralde diurno é o primeiro passo do processo, dê preferências às estações de calor para iniciar, pois no começo é normal escapar o xixi, e a criança pode ficar desconfortável. Mas lembre-se, quando ocorrer esses escapes, não brigue ou chame atenção da criança, diga que acontece e é parte do processo do desfralde.
Comece deixando o bebê sem fralda por alguns períodos ao longo do dia em casa, estimule o uso do penico, e oriente ele a avisar o papai ou a mamãe quando sentir vontade de fazer xixi ou cocô. Depois que o desfralde diurno for totalmente concluído, ai pode dar início ao desfralde noturno, que normalmente costuma demorar mais para acontecer, e nessa fase, use lençóis impermeáveis na cama.
O tempo de desfralde varia, algumas crianças conseguem em poucos dias, outras podem levar 1 mês, e isso é normal, por isso, tenha paciência e incentive o processo, quando o bebê conseguir acertar o xixi ou o cocô certinho, comemore essa vitória com ele.
É importante lembrar, que seu bebê ainda usa fraldas e não está na fase do desfralde, não esqueça de protegê-los nas trocas de fralda, e Cetrilan® Creme Protetor pode auxiliar na prevenção de assaduras. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com uma mamãe que está precisando entender melhor sobre o desfralde, e fique de olho em nosso blog para ficar antenado em assuntos da maternidade.
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP