;

,

Você conhece os tipos de introdução alimentar?

O consumo de alimentos variados, além do leite materno, é parte importante no desenvolvimento do paladar de todo bebê e deve ocorrer no sexto mês de vida da criança. Mas você conhece os tipos de introdução alimentar que existem? Reunimos aqui três métodos simples para você saber mais.

1. Papinha
Esse é um dos métodos mais conhecidos e recomendados para o início da introdução alimentar, que deve começar de forma pastosa até chegar, aos poucos, na consistência que a família come.

A papinha consiste em amassar os alimentos que serão servidos. Aqui, o interessante é não misturar tudo no prato e sim, deixar separado para que o bebê perceba as cores e gostos diferentes. A vantagem da papinha é que se torna possível oferecer um prato completo e saudável, já que muitos alimentos podem ser amassados.

2. Participativa
Nesse método, os pais ou cuidador vão oferecendo ao bebê um alimento bem cortado colher a colher. Lembrando que, quanto menores os pedaços, mais fácil será o processo de mastigação. E diferente do BLW, que você verá a seguir, na introdução alimentar participativa existe um maior controle da situação e isso se torna uma vantagem.

3. BLW
O baby-led weaning (desmame guiado pelo bebê) é um método super simples, mas que requer paciência por parte dos pais. Isso porque no BLW você coloca os alimentos cortados à disposição do bebê e deixa livre para que ele escolha o que comer e como comer na hora que quiser. No início, será normal que o bebê mais brinque do que coma e está tudo bem. Uma das vantagens desse método é a exploração de texturas e sabores.

Vale destacar que cada bebê tem seu tempo e seu processo de desenvolvimento. Vá avaliando e introduzindo os alimentos aos poucos. Não force nenhum tipo de alimento e evite, até os 2 anos de idade, as frituras, os doces e os processados.

E aí, você conhecia algum desses métodos? Continue nos acompanhando por aqui e nas redes sociais para ficar por dentro de mais informações e dicas imperdíveis sobre esse período tão especial que é a infância!

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: