;
As unhas dos bebês são tão pequenas e delicadas que ficamos aflitos quando o assunto é cortá-las. Mesmo parecendo frágeis, deixar as unhas grandes pode fazer com que o seu bebê possa se arranhar.
Apesar da preocupação em torno do assunto, cortar as unhas do bebê só exige um pouquinho de paciência. Para isso, trouxemos algumas informações para essa missão ficar descomplicada nas suas mãos!
Por que é importante cortar as unhas?
Existem dois pontos de atenção para cortar as unhas. As unhas grandes aumentam as chances do bebê machucar os olhos e o rosto com arranhões e, além disso, elas acumulam sujeiras que podem facilmente parar na boca, sendo uma fonte de contaminação.
Por isso, já está claro que ter o hábito de cortar as unhas do bebê é mais do que necessário. O que aterroriza é como cortar, se tem uma idade certa e, principalmente, fazer isso de um jeito que não machuque o bebê. Separamos algumas dicas!
Existe idade para cortar?
Assim como sempre falamos sobre primeira dentição, não existe idade certa para cortar a unha do bebê. O ideal é prestar atenção no tamanho da unha e também vale a opinião do pediatra durante a consulta.
Alguns bebês precisam cortar as unhas logo quando nascem, já para outros, elas demoram mais tempo para crescer.
Qual o melhor momento?
O melhor momento de cortar as unhas é, definitivamente, quando a mamãe e o bebê estão calmos. Esse é o segredo para não cortar errado e machucar os filhos. Enquanto ele está mamando, seja no peito ou na mamadeira, e dormindo, são as oportunidades perfeitas para o corte, em que o bebê não fará movimentos bruscos.
Mas lembre-se de segurar bem a mãozinha, porque mesmo mamando e dormindo, eles podem fazer movimentos involuntários.
Como cortar?
Existe um truque para saber como cortar a unha do bebê. Pressione levemente a raiz da unha, você perceberá que uma parte branca ficará em evidência; a mesma deve ser cortada.
O formato do corte deve ser do mesmo formato do dedo do bebê, evitando arredondar as pontas para que ela não fique encravada.
Materiais
Opte sempre por utensílios que sejam destinados para o cuidado do bebê. Você pode usar uma lixa para aparar as unhas mais finas e para cortar um cortador infantil ou tesourinha. O importante é deixar as unhas curtinhas!
Unhas dos pés
Diferentemente das unhas das mãos, as dos pés crescem mais devagar e são bem mais finas. O ideal é que o corte seja reto, ao invés de acompanhar o dedo.
Cuidados extras
Lembre-se de sempre esterilizar tudo antes de cortar. Deve-se lavar bem as unhas e esterilizar os utensílios a serem utilizados.
Missão cumprida!
Apesar de muitos cuidados, o corte de unhas dos bebês é uma atividade tranquila. O ideal é cortar as unhas das mãos a cada 2 semanas e a dos pés a cada 1 mês. Mas, mais uma vez, isso é relativo.
Então, fique sempre de olho no crescimento das unhas do seu filho e não hesite em cortar.
Para saber mais sobre todos os assuntos que envolvem a maternidade, acompanhe os textos do nosso blog e as nossas redes sociais!
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP