;

Tummy Time: conheça o exercício que auxilia e contribui para o desenvolvimento infantil

Muitas mamães e papais querem contribuir para o desenvolvimento de seus filhos desde os primeiros meses de vida, mas grande parte não sabe como estimular essa evolução infantil na prática. Mas fazer isso pode ser mais fácil do que parece por meio de atividades simples, como o Tummy Time.

Além do Tummy Time ser um exercício básico e tranquilo de fazer, ele é muito importante para auxiliar os bebês a atingirem seus principais marcos de desenvolvimento físico na infância, e ainda de forma leve e divertida. Acompanhe o artigo para descobrir tudo sobre Tummy time, inclusive dicas de como praticar o exercício. Boa leitura!

O que é Tummy Time?

“Tempo de barriguinha”, essa é a tradução do termo em inglês Tummy Time, prática que consiste em colocar o bebê de bruço, ou seja, deixá-lo de barriguinha para baixo brincando por alguns momentos ao longo dia, desde os primeiros meses de vida, mas sempre com a supervisão de um adulto.

Lembrando que essa posição de Tummy time é recomendada e adequada para quando o bebê estiver acordado, e disposto para brincar. Na hora de dormir os pequenos não devem ficar de barriguinha para baixo, e sempre estar de barriguinha para cima, pois essa posição ajuda a reduzir os riscos de sufocamento, e os casos de morte súbita infantil durante o sono.

Qual a finalidade do Tummy time?

O Tummy Time contribui para que o bebê enxergue o que está ao seu redor de outra forma, uma brincadeira que proporciona um grande estímulo para os pequenos realizarem novos movimentos, como naturalmente levantar a cabeça, e terem novas descobertas.

O Tummy Time é realmente um exercício físico que ajuda a fortalecer os músculos em diversas partes do corpo do bebê, como abdômen, região do pescoço, braços e pernas, preparando os pequenos para darem seus primeiros avanços no desenvolvimento de habilidades motoras.

Além disso, o Tummy Time pode aliviar possíveis desconfortos causados por gases ou prisão de ventre, e até mesmo prevenir que o bebê fique com a cabeça achatada e o pescoço torto. Mas atenção, não se esqueça: bebê de barriguinha para baixo apenas para brincar, e sempre de barriguinha para cima na hora de dormir.

De que modo praticar o Tummy Time?

O recém nascido pode parecer frágil e que ainda não está pronto para ficar de bruço, mas é possível começar a praticar o Tummy Time a partir do primeiro mês de vida, já que os papais já estão um poucos mais acostumados com a rotina do bebê em casa, e ele consegue ficar acordado por mais tempo.

De início, é comum que o bebê reclame e não goste da posição de barriguinha para baixo, afinal, é algo que ele ainda não está acostumado. Por isso, é importante começar o Tummy Time aos poucos, deixar o bebê de bruço por curtos períodos quando for trocar a fralda, cerca de 20 segundos a 1 minuto, e nessa hora, vale tudo para manter o pequeno entretido para não querer sair da posição, e claro, se divertir.

Com o tempo o bebê começa a se habituar com o Tummy Time, ele passa a ter cada vez mais autonomia para alcançar novos passos de desenvolvimento. Assim, os papais e as mamães também podem começar aumentar a frequência e a duração na hora de colocá-lo de bruço.

A prática do Tummy Time exige supervisão de um adulto a todo momento, nunca deixe o bebê sozinho sem alguém para acompanhar de perto.

Dicas para fazer Tummy Time na rotina do bebê

Algumas dicas podem ajudar a prática do Tummy Time ser ainda mais confortável e divertida para o bebê, confira quais são elas:

Antes de fazer, certifique-se o bebê esteja acordado e bem disposto.

Para criar o hábito do Tummy Time com o bebê, comece realizando a prática nas trocas de fralda por curtos períodos.

O tempo que o bebê fica de barriga para baixo varia de acordo com a idade e a disposição, aumentar a duração só é indicado se o pequeno estiver confortável e com o pescoço mais fortalecido.

Quando for fazer o Tummy Time no chão, forre com um tapete ou um cobertor para ficar confortável e estável para o bebê.

Travesseiros e almofadas podem ajudar o bebê a se acostumar com a posição, coloque debaixo do peito e dos braços.

Utilize brinquedos, livros, cante músicas, e se esforce para entreter o bebê quando ele estiver de bruço, e se mantenha sempre por perto.

Espalhar brinquedos diversos em volta do bebê pode incentivá-lo a se movimentar.

Deite junto com o bebê para fortalecer ainda mais os vínculos, e fazê-lo se sentir mais seguro.

Evite realizar o Tummy Time depois que o bebê tiver mamado, ou se ele estiver muito agitado, com sono, indisposto, ou chorando, a prática precisa ser prazerosa para os pequenos.

Certifique que seu bebê esteja protegido e com a fralda limpa para o Tummy Time, e para complementar use Cetrilan® Creme Protetor para prevenir as assaduras.

Com essas indicações e um pouco de paciência, o Tummy Time vai se tornar um hábito muito agradável para os pequenos. Em caso de bebês prematuros ou com necessidades especiais, é fundamental consultar o médico pediatria para orientar qual é melhor forma.

Benefícios do Tummy Time para o bebê

Já deu para perceber que o Tummy Time é uma ótima atividade para auxiliar os pequenos nessa fase de desenvolvimento, e ainda da melhor forma possível, se divertindo. Para te mostrar ainda mais como essa prática pode ser importante para o crescimento do seu bebê, conheça mais benefícios:

– Impulsionar a mobilidade

– Contribuir para o desenvolvimento físico, cerebral e a coordenação motora

– Garantir uma movimentação futura da criança

– Fortalecimento dos músculos e do pescoço

– Integração sensorial

– Alívio da tensão muscular

– Colaborar para o alinhamento da coluna vertebral

– Prevenção da plagiocefalia, o achatamento cerebral

Está aí a oportunidade das mamães e dos papais contribuírem para o desenvolvimento infantil do bebê no dia a dia, com muito carinho. Não deixe de transformar a prática do Tummy Time um hábito na sua casa, e fique de olho no nosso blog para saber as novidades do mundo da maternidade.

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: