;
Ficamos sempre impressionados quando vemos um bebê depois de pouco tempo e ele já está diferente. Seja fisicamente ou nas suas novas habilidades adquiridas. Mas, para as mamães, que estão todos os dias com os pequenos, essas mudanças são muito mais significativas e tem nome: saltos do desenvolvimento.
Os saltos do desenvolvimento são etapas da vida completamente normais, recheadas de crescimento, descobertas, sensações e muitas novidades. Como funciona isso na prática? Vamos explicar tudo para você!
O que são saltos do desenvolvimento?
Os saltos do desenvolvimento nada mais são do que o amadurecimento do sistema nervoso, permitindo que o bebê tenha mudanças em tudo que sente e também na cognição. É como se fosse uma nova criança todos os dias, porque as mudanças são rápidas e perceptíveis.
“Mas o bebê está crescendo, é natural mudar”. Sim! Mas durante o primeiro ano, principalmente, as novas habilidades são tantas que afetam também o comportamento dos pequenos e é isso que os pais sentem no dia a dia.
Agora, vamos falar sobre cada salto do desenvolvimento para você entender melhor onde o seu bebê se encaixa e o que está por vir! Vale lembrar que a idade do bebê é aproximada, pode variar entre 1 e 2 meses. É muito importante ter o acompanhamento de um pediatra também para este processo de desenvolvimento cognitivo.
Quais são os saltos do desenvolvimento?
1º salto: por volta do primeiro mês de vida
As sensações estão à flor da pele, literalmente! Após o primeiro mês de vida do bebê, as sensações ficam muito mais intensificadas. Ele consegue fixar o olhar por mais tempo nas coisas e nas pessoas, passa a responder mais ao toque e fica mais tempo acordado também.
Sabe aquele primeiro sorriso apaixonante do seu bebê? Provavelmente ele deve ter acontecido durante este salto. O contato físico neste período é importante também, o bebê pode chorar mais e exigir mais tempo durante as mamadas durante o primeiro salto do desenvolvimento.
2º salto: por volta do segundo mês de vida
Tudo faz mais sentido na cabeça dos pequenos! Eles reconhecem melhor padrões e a visão está muito mais apurada. Tente fazer um teste: coloque o bebê de bruços e um brinquedo na frente dele. Ele provavelmente não conseguirá pegar, mas vai bater as mãozinhas no objeto. Aqui, a ligação com a mãe fica cada vez mais forte.
3º salto: por volta do terceiro mês de vida
As habilidades do bebê ficam cada vez mais perceptíveis. No terceiro salto do desenvolvimento, ele já começa a agarrar os objetos e os olhos acompanham muito mais o que está à sua volta. Você pode perceber também que o bebê começa a chorar mais alto, quase gritando… mas não se preocupe, faz parte também do seu desenvolvimento.
4º salto: por volta do quarto mês de vida
Alguém já está ouvindo a própria voz e adorando! Este é o salto em que o bebê começa a “falar” sozinho. Não forma palavras, mas emite sons como se estivesse conversando. Se os pais não estiverem no campo de visão, é possível que ele sinta falta e também pode acontecer algumas mudanças de humor.
5º salto: por volta do quinto mês de vida
Chegou o salto do teste! Seu bebê vai querer testar tudo para ver o resultado, como jogar um brinquedo no chão e ver o que acontece. Ele estará mais atento aos detalhes também, uma etiqueta na roupa pode captar sua atenção por bastante tempo, por exemplo.
6º salto: por volta do sétimo mês de vida
O que antes eram só etiquetas, agora são as pessoas que atraem —e muito— a atenção do seu bebê. Neste salto do desenvolvimento, as palavras começam a ter significado, ele começa a tentar engatinhar e bater palminhas. Ele pode se demonstrar mais carinhoso também, querendo mais afeto por parte dos pais.
7º salto: por volta do décimo mês de vida
As descobertas estão a mil! Aqui, o bebê está descobrindo a função dos objetos. Tenta comer usando colher e demonstra muitas das suas vontades individuais, como pedir comida quando está com fome.
8º salto: por volta do décimo primeiro mês de vida
As imitações acontecem muito nesta fase e o bebê usa os objetos para se comunicar. Pega o controle remoto e diz “Alô”, usa um prato como volante para dirigir e por aí vai… Os ataques de raiva podem aparecer também, com choros e gritos altos, mas não se preocupe, isso é completamente normal no oitavo salto do desenvolvimento.
9º salto: por volta do primeiro ano e 2 meses de vida
A era da independência! O nono salto do desenvolvimento marca o início das decisões autônomas, como tentar se vestir sozinho. Aqui também temos mudanças no comportamento, em que seu filho(a) trabalhará mais as emoções, tentará fazer negociações e, por conta das dificuldades deste início, pode demandar muito tempo das mães.
10º salto: por volta do primeiro ano e 6 meses de vida
Mesmo que o bebê já entenda melhor sobre as ações que faz e consiga se comunicar melhor, ele ainda terá dificuldades para de expressar, gerando atritos de comunicação. Essa fase também é marcada pela desobediência, o que é natural. Pesadelos e falta de apetite também estão presentes.
Como dissemos, a idade dos saltos do desenvolvimento são só uma média, cada bebê tem o seu tempo de evolução e, não se desespere e crie expectativas em seu filho para que ele se desenvolva mais rapidamente. Conte sempre com um pediatra para te auxiliar e aproveite muito cada ciclo, pois eles não voltam mais!
Gostou desse conteúdo? Dê uma espiada nas outras matérias do nosso blog e saiba mais sobre o universo dos bebês e maternidade!
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP