;
A hora do desfralde do bebê gera muitas expectativas para os pais. Ver a evolução dos filhos indo ao banheiro e sabendo se comunicar, com o bônus de parar de comprar pacotes e pacotes de fraldas, é de fato um momento que será lembrado para toda vida.
Apesar disso, é importante respeitar o tempo do bebê e não se frustrar caso ele faça xixi e cocô sem fralda. Isso pode e vai acontecer! É um processo de adaptação e aprendizado na vida das crianças. Trouxemos algumas informações essenciais para este assunto. Confira!
Quando iniciar o desfralde?
Como dissemos, é preciso respeitar o tempo do bebê. Mas, o recomendado é não iniciar o desfralde antes dos dois anos, pois essa é a idade que o bebê começa a entender do que se trata o xixi e o cocô e, com dois anos e meio, já é possível entender seu comportamento sobre o assunto.
Lembre-se, essa idade é apenas o início do desfralde. Todo o processo pode perdurar até os quatro anos. E como todo período de aprendizado, o bebê vai perceber que não está usando fralda o tempo todo e pode estranhar.
Se você perceber que seu filho(a) definitivamente não está confortável com o desfralde, faz xixi e cocô por todo lugar e, muitas vezes, fica “segurando”, é sinal que algo não está certo. E está tudo bem dar um passo para trás, imagina só como é difícil aprender a calcular o tempo correto de chegar até ao banheiro? É um grande desafio!
Desfralde: durante o dia ou à noite?
A recomendação dos pediatras é de sempre iniciar o desfralde durante o dia, mantendo o hábito na hora de dormir. Fica bem mais fácil para o bebê identificar a hora que está com vontade de ir ao banheiro.
Durante o sono profundo, os pequenos terão mais dificuldade de segurar o xixi. Se o seu filho já não usa fraldas o dia inteiro, é hora de começar o desfralde à noite. E já prepare o seu psicológico porque o xixi na cama vai acontecer!
Os primeiros sinais do desfralde
Já que a idade é só uma média, como saber se chegou a hora de tentar o desfralde com o seu bebê? Separamos alguns indícios de quando as crianças indicam a hora de iniciar este processo:
– Saber falar xixi e cocô;
– Consegue levantar e abaixar as roupas de baixo;
– Se mostra confortável no penico ou vaso sanitário;
– As fezes já possuem um aspecto sólido recorrente;
– Fica com a fralda seca por mais de 2 horas;
O desfralde na prática
Agora vamos para a prática. Apresente o banheiro de casa para o seu filho, ele precisa se sentir confortável lá dentro. Mostre todos os objetos que ele vá usar, deixe-o escolher entre o penico e redutor de assento do vaso sanitário e o ensine a lavar as mãos quando terminar.
Para facilitar as coisas, crie uma dinâmica por trás da ida ao banheiro. Leve brinquedos, conte histórias e converse muito com o seu filho(a), sempre repetindo os passos básicos no começo, para que se torne natural.
Atente-se em ser regrada com os horários do banheiro. Se for possível, leve a criança nos mesmos horários, será mais fácil de entender que aquela hora é a hora de fazer xixi e cocô, além das vezes que ele(a) pedir, o que é fantástico!
Vale a pena experimentar deixar a criança sem fralda durante alguns períodos do dia, mas
prepare-se para limpar o xixi e o cocô. Mas esta técnica ajuda o bebê a sentir o incômodo
de ficar com cocô pelas pernas e em pouco tempo ele vai passar a pedir para ir ao
banheiro.
O desfralde está muito ligado a um fator emocional, então pode significar liberdade e frustração para as crianças. Converse sobre o assunto com o seu pediatria e fique atenta aos sinais.
De resto, muita paciência com o seu bebê em todo o processo. Não se esqueça que tudo isso é novo para ele. Acidentes acontecem, mas você pode transformar essa jornada em uma experiência divertida para o seu filho(a)!
Se você, mamãe, quer saber mais sobre maternidade, cuidados e rotina do seu bebê, confira os demais textos aqui no nosso blog!
Fonte:
https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/tudo-sobre-desfralde-dicas-de-ouro-dessa-fase-para-tirar-de-vez-a-fralda-do-seu-filho/
https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Fraldas/noticia/2015/01/desfralde-5-dicas-para-tirar-fralda-do-seu-filho.html
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP