;

Psicologia infantil é uma aliada para o desenvolvimento emocional das crianças

Um dos grandes desafios de ser criança é conseguir se comunicar com outras pessoas e explicar como estão se sentindo, ou expressar seus sentimentos. Isso pode desencadear distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão, e mudanças no comportamento. E são nessas circunstâncias que a psicologia infantil se encaixa como uma grande aliada.

A psicologia infantil é capaz de auxiliar as crianças a se conhecerem e entenderem seus aspectos emocionais, contribuindo para que elas cresçam tranquilamente, sem atrapalhar as fases seguintes de desenvolvimento. Por isso, hoje vamos explicar o que é a psicologia infantil, e porque ela é importante. Confira!

Qual a finalidade da Psicologia infantil?

A psicologia infantil cumpre o papel de ajudar as crianças a aprenderem como lidar com suas emoções de maneira lúdica, com brincadeiras, desenhos e jogos. O objetivo é ajudar os meninos e as meninas a se expressarem, e se livrarem de sentimentos acumulados que podem levá-los ao isolamento e prejudicar o desenvolvimento.

O profissional da psicologia infantil observa o comportamento de cada criança, e analisa suas percepções, sejam elas mentais ou físicas, para identificar seus conflitos emocionais e poder encontrar a melhor forma de orientá-los.

Sinais de que seu filho precisa de Psicologia infantil

O primeiro passo, o mais significativo, é identificar os indícios de que seu filho ou filha precisam do acompanhamento de um profissional de psicologia infantil. Para ajudar nessa questão, listamos os principais indicativos que mostram que está na hora de procurar um psicólogo, confira:

Comportamentos agressivos: situações de agressividade frequentes não são comuns, principalmente quando a criança não quer tentar conversar, isso pode ser um sinal de que ele não está conseguindo lidar com algum sentimento, e a psicologia infantil pode ser a solução.

Compulsão por comida: é normal que a relação da criança com a comida mude de acordo com seu emocional, se ela se sentir nervosa ou ansiosa, pode começar a comer impulsivamente, ou até mesmo deixar de comer. Por isso é importante sempre ficar atento à alimentação.

Alterações severas no comportamento: mudanças repentinas e bruscas de comportamento no dia a dia da criança, não significa que a criança tenha questões mal resolvidas, mas que algo não está fazendo bem e pode estar incomodando, em casos como esse, a psicologia infantil é capaz de ajudar a descobrir o que há errado.

Regressão no desenvolvimento: a insegurança pode fazer com que a criança volte a realizar comportamentos de fases anteriores do seu desenvolvimento atual, como atrasos na aprendizagem de novas habilidades.

Problemas na escola: dificuldades no aprendizado ou problemas de conduta constantes na escola, mostra que a criança está passando por complicações no aspecto emocional, e a psicologia infantil pode ser o caminho ideal para auxiliar e orientar.

Porque a Psicologia infantil é importante?

Durante o desenvolvimento, as crianças vivenciam diversas descobertas, e com o passar do tempo, vão amadurecendo e construindo sua personalidade, isso pode fazer com que elas fiquem mais vulneráveis a influências externas, causando alterações no campo emocional.

Exatamente por isso, é muito importante se atentar aos sinais para cuidar da saúde mental das crianças desde cedo com o apoio da psicologia infantil, para que elas possam crescer com qualidade de vida e se desenvolver de forma saudável e equilibrada, sem carregar medos ou angústias para o futuro.

Gostou do conteúdo? Navegue pelo nosso blog para se informar ainda mais, e ficar por dentro do universo da maternidade.

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: