;

,

Os primeiros mil dias e o desenvolvimento de uma alimentação saudável

Os hábitos alimentares influenciam na vida do bebê desde o momento da gestação. Por isso, o consumo de alimentos saudáveis durante os primeiros mil dias faz toda a diferença. Afinal, é nessa fase que ocorre o desenvolvimento do cérebro, corpo, metabolismo e sistema imunológico. Mas quais são esses primeiros mil dias? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a divisão desse período acontece assim:

– 365 dias pós-nascimento
– 365 dias do segundo ano do bebê
– 270 dias de gestação

Nessa fase, mamãe, vale investir em alimentos ricos em vitaminas e minerais. E para você viver esse momento sem deixar nenhum nutriente para trás, separamos algumas dicas:

Alimentação nos primeiros 365 dias:

Antes de tudo, nos primeiros seis meses do bebê é importante que ele consuma apenas o leite materno. Após esse período, comece a introduzir outros alimentos, como:

– Carboidratos
Grãos integrais, cereais, aveia, massas e pães.

– Proteínas
Carnes magras, peixes, ovos, laticínios, feijão e sementes são ótimas fontes proteicas.

– Frutas, vegetais e legumes

Alimentação no segundo ano do bebê:

– Foco na variedade
Depois do primeiro ano de vida da criança, é importante que ela receba em torno de 3 refeições por dia e 2 lanches, sempre ricos em proteínas, frutas, vegetais e grãos integrais.

– Alimentos que possuem ferro
Nessa fase há uma necessidade por alimentos que forneçam ferro, como beterraba, feijão, brócolis, carnes magras e outros.

Lembrete especial: a amamentação pode continuar até os 2 anos de idade, sem problemas. Desde que mãe e bebê estejam confortáveis com isso e haja inclusão de uma alimentação saudável unida ao leite materno.

Além disso, não podemos esquecer que os hábitos durante a gestação também são muito importantes. Por isso, não deixe de se cuidar nos 270 dias de gravidez:

– Descanse
Durma de 8 a 10 horas por dia para seu corpo cuidar melhor de você e do seu bebê.

– Mantenha a rotina de exames
Alguns problemas podem ser evitados antes do nascimento do bebê.

– Tenha uma alimentação saudável e variada
E para ajudar a prevenir ou tratar a constipação, uma dica é a ingestão de brócolis e folhas verdes.

– Hidratação sempre
Beber água é importante, já que o volume de sangue da gestante é aumentado. Além disso, a hidratação também ajuda prevenir constipações e infecções urinárias.

Acompanhe nosso blog e redes sociais para mais dicas e informações especiais!

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: