;

Os benefícios da amamentação na dentição e no desenvolvimento mandibular

Já mencionamos nesse blog a importância da amamentação, não só por conta da nutrição do bebê, mas também pela ação da ordenha ser um exercício fundamental para o desenvolvimento do osso mandibular.
Atualmente, muitas crianças precisam usar aparelhos para correção tanto dos dentes, como do posicionamento ósseo. Um dos motivos para o aumento desta necessidade é devido ao baixo tempo de aleitamento materno. Dados epidemiológicos mostram que no Brasil, o tempo de aleitamento exclusivo gira em torno de 54 dias. Ou seja, com menos de dois meses de vida, grande parte das crianças já estão recebendo leites de outra espécie que não humano (leite de vaca, cabra, soja, fórmulas, etc.).
O leite materno tem muitas vantagens: está sempre preparado e pronto para ser consumido, na temperatura ideal, livre de contaminações. É de graça, e seu conteúdo traz inúmeros benefícios – que talvez jamais as fórmulas conseguirão imitar – como, por exemplo, anticorpos para a proteção do bebê, enquanto seu próprio sistema imunológico não se estabelece. A cada mamada, a composição varia para atender a necessidade específica do bebê naquele momento. O “sabor” diferenciado de acordo com a dieta da mãe é importante na aceitação alimentar por parte do bebê para quando ele estiver pronto para receber outros alimentos.
No entanto, a amamentação não é uma função inata como a respiração e sucção. Ela precisa ser ensinada e aprendida, tanto pelo bebê quanto pela mãe. Muitos são os estudos que relatam a importância de colocar o bebê perto do seio materno, ainda na primeira hora após o parto. Ele pode ou não sugar neste momento, mas certamente o vínculo mãe-filho é mais forte quando isto ocorre.
Identificar se a pega do seio está correta é fundamental, seios muito ingurgitados podem fazer com que o bebê abocanhe somente o mamilo, o que em geral causa fissuras e machucados. A mãe precisa de muito apoio, em especial da família próxima que jamais deve duvidar da “força” de seu leite. O amamentar é uma questão de tempo, apoio e aprendizado.
Um motivo que leva ao desmame precoce é a introdução de bicos artificiais. Muitas vezes, não conseguindo interpretar o choro da criança para satisfazer sua necessidade, os pais recorrem ao uso da chupeta para acalmar o bebê. Isto de fato acontece, não é atoa que a tradução literal do inglês para a palavra chupeta – “pacifier” é pacificador. No entanto, a presença de um bico artificial, leva a uma desorganização na postura da língua e estímulos de outros músculos, que mais para frente podem causar alteração na posição dentária, por disfunção.
Havendo a impossibilidade de acontecer o aleitamento materno, os pais devem ser orientados para evitar a instalação dos hábitos de sucção não nutritiva, tão pernicioso à saúde da criança. Pra que isso não aconteça, fique sempre atento!

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: