;
É sempre uma surpresa receber a notícia de que você vai ter não um, mas dois bebês. A gestação de gêmeos exige, literalmente, cuidado dobrado, pois possui suas particularidades.
A gravidez gemelar pode acontecer de duas formas: mais de um óvulo é liberado durante o ciclo, cada um será fecundado por um espermatozóide e eles se desenvolvem no útero, gerando gêmeos bivitelinos, um em cada placenta e eles não serão idênticos. A outra maneira é um óvulo fecundado se dividir, gerando dois ou mais embriões em uma mesma placenta, e eles terão a mesma genética, mesmo sexo e características físicas, o que resulta em alguns riscos a mais durante a gestação.
Gravidez de gêmeos é considerada de risco, 8 em cada 10 gestantes apresentam algum grau de complicação até o parto. Wagner Hernandez, ginecologista e obstetra, explica que isso ocorre porque o corpo da mulher tem a capacidade para o desenvolvimento de um bebê. “Na presença de dois ou mais, essa sobrecarga gera dificuldades.”
Porém, não é preciso ter medo. Com o acompanhamento e as recomendações médicas em dia, os bebês e a mamãe terão excelentes momentos juntos.
Algumas curiosidades sobre a gestação gemelar
Os sintomas da gestação são mais fortes: com os níveis hormonais elevados, as grávidas de gêmeos podem apresentar mais enjoos e vômitos, por exemplo. Os sintomas iniciais ficam mais intensos!
Mais exames e consultas são necessários: como o cuidado deve ser dobrado, o acompanhamento médico precisa ser ainda mais próximo. Exames laboratoriais serão feitos com mais frequência, assim como a ultrassonografia, para garantir que está tudo bem com os bebês e a mamãe.
O parto pode ser normal: se não houver contraindicação médica específica, e os bebês estiverem na posição correta, é possível que o parto seja vaginal. Por isso, é muito importante tirar todas as dúvidas com o obstetra durante o pré-natal.
Nem todos os partos de gêmeos são prematuros: a gravidez gemelar exige mais cuidados e acompanhamento médico, e não são em todos os casos que os bebês vêm ao mundo antes das 37 semanas de gestação.
O consumo de calorias diárias deve ser maior: o cálculo da quantidade calórica é diferente, mas não significa que a mamãe deve comer por dois. Por isso, nesse caso é importante acompanhamento nutricional também.
As chances de ter gêmeos são maiores quando já existem casos na família: especialmente se forem parentes bem próximos da mãe, como irmãos, tios e avós.
Demais, não é mesmo? Você é ou conhece alguém que é mamãe ou papai de gêmeos? Conta pra gente a sua experiência em nossas redes sociais!
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP