;

Fases do bebê: do primeiro até o décimo segundo mês

O desenvolvimento das crianças é emocionante para os pais. E sempre queremos acompanhar de perto cada etapa, desde os primeiros passos até a primeira fala. Confira abaixo algumas fases do desenvolvimento infantil.

Primeiro mês:

Esse mês é o mais difícil para as mamães, principalmente para as de primeira viagem. É um momento de muitas adaptações, preocupações e grandes responsabilidades.

Nesse mês, o bebê começa a desenvolver melhor sua audição, mas ainda não possui o controle completo dos movimentos de seus olhos, o que torna a interpretação da visão reduzida. Além disso, o recém-nascido passa em média 20 horas dormindo.

Segundo mês:

Após se habituar ao primeiro mês, conseguimos enxergar melhor cada evolução do neném. Dessa forma, curtimos melhor cada uma de suas conquistas!

No segundo mês, o bebê já tem maior controle na sua movimentação, o que traz ao corpo mais rigidez e menos movimentos involuntários. Além disso, ele consegue interpretar com mais clareza os objetos visualizados e os detalhes das pessoas.

Terceiro mês:

No terceiro mês, as mamães ficam mais aliviadas, já que a fase de choros e cólicas vai passando. Ufa!

É neste mês que os bebês começam a identificar volume, consistência e textura, por ser a época de levar objetos à boca com frequência. Neste período, o sono tende a diminuir de 20 para 15 horas por dia.

Quarto mês:

O tão esperado quarto mês para as mamães! É neste momento em que o bebê passa a dormir mais durante a noite e ficar mais ativo durante o dia.

O bebê começa a gostar mais de brincadeiras que estimulem a visão e o tato e começa a ter mais interação com o meio ambiente.

Quinto mês:

A cada mês que passa o amor só aumenta, né mamãe? Assim como o bebê também fica mais forte.

Esse é o mês em que a movimentação da cintura atinge o fortalecimento adequado, ou seja, o bebê já está pronto para ficar sentado. Lembre-se de não forçar o bebê a sentar antes do seu tempo natural.

Sexto mês:

Esse é o momento em que o pequeno já começa a impor as suas vontades. Dá até um orgulho, né?

O sexto mês é o período em que o bebê não gosta de ficar sozinho sem contato visual com a mãe, já que ele está acostumado a associar a imagem do responsável com a segurança. Quando ele fica só, começa a entrar em desespero e a chorar e somente quando ele se sentir seguro novamente conseguirá se acalmar.

Sétimo mês:

Esse é o mês que os papais ficam ansiosos! Mas vamos com calma…

É o momento em que os filhos conseguem movimentar os braços e as pernas com uma melhor coordenação motora, dando início à fase de engatinhar. Essa é uma boa oportunidade para inscrever o seu bebê nas aulinhas de natação!
Neste período costumam aparecer os primeiros dentes, que podem gerar desconforto para o bebê e prejudicar o seu sono. Se tiver alguma dúvida, consulte o pediatra ou o odontopediatra.

Oitavo mês:

Esses oito meses passaram rápido! E o seu pequeno está cada vez maior.

No oitavo mês, o bebê consegue segurar objetos por mais tempo e consegue balbuciar palavras sem sentido, como uma forma de mostrar suas emoções. Esse é o momento para começar a introduzir alimentos mais sólidos.

Nono mês:

Esse é um dos momentos mais esperados pelos pais, pois é a fase em que o filho utiliza alguns sons, até sair a primeira palavra.

Será “mamãe” ou “papai”? Já está curiosa?

Décimo mês:

Passou rápido, né? Só de pensar que o seu filho já passou por tantos aprendizados, dá uma mistura de emoções.

O décimo mês é o momento em que o bebê passa da fase de engatinhar e começa a tentar se fixar em pé, apoiando-se em móveis. Além disso, é possível perceber o aumento no repertório de palavras, já que ele repete algumas palavras que os adultos falam. Cuidado com o que vai falar, hein?

Décimo primeiro mês:

O bebê fica ainda mais agitado, querendo desbravar o mundo. Está preparada, mamãe?

É o momento em que seu filho ou sua filha já consegue dar seus primeiros passos com o suporte de algum objeto ou até mesmo pelos pais. Aproveite para estimular o bebê a se movimentar, por meio de joguinhos. Isso é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e motor nessa fase.

Décimo segundo mês:

Esse é o mês de comemorar o primeiro aninho! Passou tão rápido, né?

O bebê já consegue dar alguns passos sem apoio de ninguém ou de nenhum objeto. Já consegue ficar sentado por mais tempo e fica deitado apenas quando for a hora de dormir.

Lembre-se: Cada bebê tem o seu tempo então não se desespere! Faça sempre acompanhamento com o pediatra para que o seu filho consiga crescer saudável e feliz.

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: