;
O parto é o momento mais esperado por vocês, mamães, que sonham e aguardam ansiosamente para finalmente conhecer e pegar o filho(a) no colo. Ao mesmo tempo, as dúvidas e o nervosismo de como encarar ou saber que as fases do trabalho de parto estão começando.
Antes de tudo, não sofra por antecedência pensando nas fases do trabalho de parto, aproveitar cada momento da gravidez também é importante, e pode auxiliar a futura mamãe a se preparar e se sentir mais tranquila quando as fases do trabalho de parto começarem.
E fique tranquila, vamos explicar tudo sobre as fases do trabalho de parto para ajudar você antes e depois do nascimento do bebê, e também a entender o que está acontecendo no seu corpo. Acompanhe!
Antes das fases do trabalho de parto: o pré parto
Em torno de 15 dias antes do corpo da mulher dar indícios que as fases do trabalho de parto estão se aproximando, a futura mamãe já começa uma condição clínica chamada de pré-parto, que é quando o bebê começa a se mexer para ficar na posição ideal para o parto.
Isso ocorre, normalmente, na 35ª semana de gestação e mostra que o bebê também está começando a se preparar para o início das fases do trabalho de parto e o seu nascimento. Mas não se esqueça, cada gravidez é única, e cada mulher vive um cenário diferente, por isso é fundamental ter o acompanhamento médico durante toda a gestação.
Sinais que indicam as fases do trabalho de parto chegando
Além das contrações e da bolsa estourar, algumas mudanças ou sensações mais discretas no corpo também podem ser indícios que as fases do trabalho de parto estão começando. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas é importante ficar atento a sinais como:
– Ter muitas contrações de treinamento
– Muito inchaço nas mãos e nas pernas
– Sentir forte pressão na pelve
– Conseguir respirar com mais facilidade
– Impressão de que o bebê esteja se movimentando menos
– Perda do tampão mucoso
Lembrando que as fases do trabalho de parto começam de forma espontânea entre 37 e 42 semanas de gestação. E não se preocupe, sonhar que está em trabalho de parto não é um sinal de que as fases do trabalho de parto estão realmente começando, mas mostra que você, mamãe, está na expectativa do grande dia e está se preparando para uma nova fase.
1ª fase do trabalho de parto
A primeira etapa das fases do trabalho de parto, são as fortes contrações em um intervalo de 20 a 30 minutos para o processo de dilatação do colo do útero, e do canal para o nascimento do bebê. As dores vão se tornando cada vez mais frequentes e intensas à medida que a dilatação for aumentando.
Nessa fase do trabalho de parto, é importante ir para o hospital para que o médico acompanhe o processo de dilatação. Além de tentar manter a calma, e respirar devagar para diminuir as dores durante as contrações.
2ª fase do trabalho de parto
A segunda etapa é a fase de transição, a mais breve mas também a mais dolorosa das fases do trabalho de parto. É o momento que a mulher começa ter contrações mais longas com dores mais agudas e intensas, pois o colo do útero está chegando na dilatação máxima para que o bebê possa nascer, cerca de 8 a 10 cm.
O que significa que o bebê agora já não deve demorar muito para nascer, pois a dilatação do colo do útero está completa e adequada para o nascimento, e seguindo as orientações do médico, a mulher já pode começar a fazer força para favorecer o parto.
No fim dessa fase, é ideal que a mulher escolha qual posição quer ficar e se sente mais confortável para dar continuidade às fases do trabalho de parto.
3ª fase do trabalho de parto
A terceira etapa das fases do trabalho de parto é chamada de expulsão, que significa que o bebê está prestes a nascer. A cada contração a cabeça do bebê escorrega cada vez mais para pelve, o que pressiona o órgão e faz a mulher ter uma vontade enorme de empurrar ainda mais.
Nesse momento, como já falamos anteriormente, é importante que as mamães fiquem em uma posição que facilite e contribua para a saída do bebê, como de pé ou até mesmo sentada em um banquinho que ajude na hora de fazer força. Quando a cabeça já pode ser vista de fora, o médico dará instruções para que o bebê termine de nascer.
4ª fase do trabalho de parto
Muitas pessoas pensam que depois que o bebê nasce as fases do trabalho de parto chegam ao fim, mas na verdade as mamães ainda precisam enfrentar mais uma etapa, que geralmente é rápida e não causa incômodos ou dores.
A quarta e a última etapa das fases do trabalho de parto, é a chamada secundinas, que é quando o útero se contrai e expulsa a placenta e as membranas que protegem o bebê para fora do corpo. Em algumas gestações, a saída da placenta acontece de forma natural, em outros casos, é preciso ser retirada pelo médico.
Depois das fases do trabalho de parto: o pós parto ou puerpério
Depois de todas as fases do trabalho de parto chegarem ao fim sem nenhuma complicação, é hora da mamãe concentrar todas as suas atenções para o recém nascido e dar início a amamentação, mas também ao pós parto, período que também é chamado de puerpério.
O puerpério dura cerca de 6 semanas após o nascimento do bebê, e a parte que o organismo da mulher começa voltar ao seu estado anterior da gravidez. Durante esse período é muito importante que mamãe tenha apoio familiar e siga os cuidados solicitados pelo médico, pois além de ser uma fase delicada, é hora de se adaptar à nova rotina de um recém-nascido.
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP