;
A endometriose, que afeta cerca de 8 milhões de mulheres no Brasil, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, é uma doença crônica que está diretamente relacionada com a menstruação. E além de não ter cura, a endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina.
Mas os sintomas podem ser controlados e minimizados com um diagnóstico precoce, o que possibilita um tratamento mais efetivo e evita que a doença se agrave. Por isso, trouxemos algumas informações importantes sobre a endometriose para as mulheres ficarem atentas com a saúde, confira!
O que é endometriose?
Endometriose é quando o endométrio, tecido que reveste o útero descama, e ao invés das células serem eliminadas pelo canal vaginal durante a menstruação, elas se movimentam para outro caminho e podem parar em outros órgãos da pelve, como nos ovários, na bexiga ou na cavidade abdominal.
Esse deslocamento no sentido errado permite que o tecido endometrial cresça e se multiplique para fora do útero, provocando sangramentos, dores intensas e outros malefícios que podem afetar negativamente a vida e a rotina das mulheres.
Sintomas da endometriose
Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa durante o período menstrual, uma dor que pode ir se intensificando cada vez mais ao passar dos meses, e por ser tão forte, é capaz de impossibilitar até mesmo a realização de tarefas habituais do dia a dia.
Inchaço abdominal, diarréia, incômodos antes e depois de relações sexuais, dores intestinais e urinárias, ou dificuldades para engravidar, também podem ser indícios da doença.
Como identificar a doença?
Apesar de ser uma doença frequente entre as mulheres, o diagnóstico da endometriose ainda é muito complicado e inacessível, muitas vezes pela necessidade de realizar vários exames e demorar em média de 6 a 10 anos para ter um resultado conclusivo sobre a doença.
Em grande parte dos casos, após a percepção dos sintomas, o diagnóstico clínico geralmente é feito através de exames laboratoriais e de imagem como: ultrassom, laparoscopia, ressonância magnética e coleta de sangue.
Mas em grande parte dos casos, a biópsia, uma cirurgia que consiste na retirada de células suspeitas em partes do corpo para análise, é o procedimento ideal para confirmar se a mulher tem endometriose.
Muitos médicos recomendam que as mulheres não menosprezem as dores fortes de cólicas menstruais ou na região da pelve, pois não são sintomas normais e precisam ser investigados por um ginecologista.
Tratamentos para endometriose
A endometriose não tem cura, e é uma doença que pode apresentar diversos níveis de evolução, o que faz com que o tratamento precise ser feito de forma individualizada de acordo com cada cenário, a idade, os sintomas e as necessidades da mulher.
Os tratamentos mais conhecidos são realizados através de medicamentos ou de cirurgias, que são capazes de ajudar a controlar as complicações da doença e reduzir as dores.
Endometriose x Infertilidade
A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina, apenas 5 a 10% das mulheres que possuem a doença conseguem engravidar. Isso porque pode comprometer a quantidade e a qualidade dos óvulos e causar inflamações no sistema reprodutor, o que também dificulta a passagem dos óvulos para o útero.
Muitas mulheres, inclusive, descobrem que possuem endometriose quando investigam o porquê de não conseguirem e terem dificuldades para engravidar. Mas com o tratamento adequado junto ao ginecologista, é possível facilitar e aumentar as chances de uma gravidez.
Em caso de sintomas ou dúvidas sobre a doença, não deixe de consultar o seu médico!
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP