;

Dicas para o banho do bebê

Dar banho no bebê parece uma missão impossível, ainda mais se os pais forem de primeira viagem, pois sabemos como os filhos querem brincar e fazer bagunça durante este momento. Mas, relaxe! Um banho com muitas preocupações pode causar estresse tanto para você quanto para o bebê e está longe de ser eficaz. Com alguns cuidados, esse momento pode ser divertido e relaxante para os dois. Confira algumas dicas que separamos para você implementar durante o banho do seu pequeno:

1 – Objetos ao seu alcance

Pense previamente nos itens que você utilizará antes da hora do banho. Organize-se e mantenha tudo ao alcance de suas mãos, isso facilitará muito nesta hora.

2 – Evite correntes de ar

Antes de começar a dar banho, confira se todas as janelas e portas estão bem fechadas. Evitando dessa forma, correntes de ar frio durante o banho, que podem ser prejudiciais à saúde do bebê.

3 – Temperatura da água

Nem quente e nem fria, o ideal é que a água esteja morna. Para acertar a temperatura, tente mesclar água fria com água quente, até chegar na temperatura ideal, que é entre 36,8°C à 37,5°C.

4 – Quantidade de água

Você sabe até onde deve encher a banheira do seu bebê?

Muitas vezes o bebê chora porque está com frio. Por isso, você deve encher a banheira até a altura da cintura do bebê, sendo o suficiente para deixá-lo relaxado. Lembre-se de usar um suporte se seu filho ainda não consegue ficar sentado.

5 – Use produtos adequados

Cuidado com os produtos que vai utilizar para o banho do seu bebê, já que a maioria dos produtos para adultos não são indicados. Isso acontece porque o pH da pele do seu bebê é diferente do de um adulto. Não esqueça de consultar o pediatra!

Cetrilan® Sabonete limpa suavemente, sem agredir a pele delicada do bebê. Além disso, possui Cetrimida e óleo de calêndula, que tem ação anti-inflamatória e antisséptica.

1. Shalka S. Medcin – Em 4105-14. Avaliação dermatológica de potencial fotoirritante e fotossensibilizante tópico.
2. Schalka S. Medcin – EN 4106-14 – Avaliação da eficácia preventiva de assadura para produto infantil.
3. Adici Handbook of Cosmetic Science and Technology, Fourth Edition 4th Edition- by André O. Barel (Editor),‎ Marc Paye (Editor),‎ Howard I. Maibach (Editor) – 2014

6 – Atenção ao umbigo!
Não esqueça de limpar o umbigo do seu bebê! Não tenha medo de lavar esta parte do corpo com água e sabão neutro. Lembre-se, depois de lavado, seque levemente com uma toalha.

7 – Limpe todas as dobrinhas do bebê

Você deve se lembrar de limpar todas as dobrinhas do seu bebê, desde o pescoço até as dobrinhas da perna.

8 – Não deixe seu bebê sozinho!

Parece óbvia essa dica, né? Mas é exatamente isso! Em hipótese alguma deixe o seu bebê sozinho durante o banho.

9 – Toalhas e Fraldas

As toalhas e fraldas que serão utilizadas após o banho devem estar limpas e higienizadas, pois elas reforçam a proteção à pele do seu bebê.

Mesmo com todos os cuidados acima, o seu pequeno pode ter assaduras. Caracterizadas por vermelhidão e aspereza da pele, podem causar um grande desconforto para o bebê, pois provocam sensação de pele irritada, prurido e dor.
A principal causa das assaduras é o contato das fezes e da urina com a pele. Os recém-nascidos fazem suas necessidades com frequência e nem as melhores fraldas, que contém alta absorção, são capazes de tirar toda a umidade do pequeno. Além disso, é impossível para as mães trocarem as fraldas imediatamente, sendo muito fácil aparecer a assadura. Mas mesmo com trocas frequentes e com todo o cuidado, o problema pode aparecer se a criança tiver uma pele mais sensível.

Saiba como prevenir as assaduras:

• Troque a fralda do bebê assim que possível.
• Limpe a área dos órgãos genitais do bebê com cuidado depois de cada necessidade e deixe-a bem seca antes de fechar a fralda.
• Passe uma fina camada de pomada anti-assaduras no bumbum do bebê. Não use talco que não seja líquido, pois pode ser aspirado pelo bebê e ir para os pulmões, causando problemas respiratórios.
• Não aperte demais a fralda. É preciso deixar espaço para o ar circular, fazendo com que a pele do bebê respire.
• Evite o uso de amaciante nas roupas do bebê.
• Quando seu filho começar a comer alimentos sólidos, não dê muitas novidades ao mesmo tempo. Assim fica mais fácil perceber se a assadura se deve a alguma alergia alimentar.

Uma dica também pode, né papais?
Experimente Cetrilan®, uma linha composta por sabonete em barra para a higiene e creme, criados especialmente para cuidar da pele sensível do seu neném. Previne e auxilia no tratamento das assaduras, além de ter fácil aplicação, deixando odor agradável e sensação suave na pele.

Já está na hora do banho? Atente-se nas dicas acima e não se esqueça: faça desse momento um divertimento para você e seu filho!

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: