;

Dermatite de Fralda: entenda o que é, quais são os sintomas e como tratar

Para os papais de primeira viagem, a dermatite de fralda pode parecer um bicho de sete cabeças impossível de resolver, principalmente quando percebem que os pequenos estão visivelmente incomodados e com dor por conta das assaduras.

A verdade é que com informação e um pouco de calma, a dermatite de fralda e seus sintomas podem ser mais simples do que parece de cuidar e tratar. Para ajudar os papais nessa missão, trouxemos tudo que vocês precisam saber sobre a dermatite de fralda, e como ajudar seu bebê a passar por essa fase da melhor forma possível. Acompanhe!

O que é Dermatite de fralda?

A dermatite de fralda, mais conhecida como assaduras, são inflamações que atingem as regiões que ficam muito tempo em contato com a fralda, normalmente próximo a região genitária, nádegas e coxas. As irritações costumam provocar uma sensação de queimação e vermelhidão na pele do bebê, além de resultar em desconfortos e coceira.

25% das crianças até os 2 anos de idade apresentam problemas com dermatite de fralda, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. As lesões dermatológicas possuem a mesma ocorrência entre meninos e meninas, e atinge principalmente bebês entre os 9 e 12 meses de vida.

As causas da dermatite de fralda podem ser diversas, e as irritações não significam que a mamãe ou o papai são descuidados com a higiene do bebê, é algo comum e frequente, todos os pequenos que usam fraldas correm o risco de desenvolver as assaduras.

E o leite materno mais uma vez pode oferecer benefícios para os pequenos, pois bebês que amamentam são menos propensos a ter dermatite de fralda, por causa da acidez reduzida em sua dieta alimentar.

Causas da Dermatite de fralda

A umidade e o aumento da temperatura provocada pela fralda é uma das principais causas da dermatite de fralda, visto que quando a pele do bebê fica úmida, ela fragiliza e facilita a contaminação de substância irritativas, favorecendo o surgimento de lesões físicas, e a proliferação de bactérias, germes e fungos.

Como a pele do bebê fica vulnerável, as substâncias que podem irritar a pele são diversas:

– Urina ou fezes em contato prolongado com a pele

– Mudanças na alimentação do bebê podem aumentar a frequência de evacuação, e desencadear a dermatite de fralda

– Resíduos de produtos de higiene, como sabonete ou lenço umedecido

– Resquícios de produto de limpeza, como amaciante e sabão

– Atrito da fralda ou da roupa com a pele

– Fraldas muito apertadas pode deixar a pele do bebê ainda mais sensível e predisposta a ter dermatite de fralda

Lembrando que os fatores citados acima são os mais comuns, mas cada organismo é único e pode desencadear a dermatite de fralda por outros motivos além dos mencionados. Em dúvidas ou informações, é fundamental consultar o médico especialista.

Sintomas da Dermatite de fralda

Os sintomas da dermatite de fralda são fáceis de identificar, o local fica avermelhado e inflamado, pode ter um aspecto brilhante, e pequenas bolinhas também podem surgir. A pele do bebê fica quente e pode vir a descamar.

Como a pele do bebê fica bem irritada, a dermatite de fralda costuma ser dolorosa e causar mudanças no temperamento habitual do bebê, fazendo com que ele fique mais agitado que o normal, principalmente nas trocas de fraldas. Isso porque limpar o local lesionado provoca dores e desconfortos no pequeno.

Além disso, o bebê pode começar a ter dificuldades em algumas atividades rotineiras, como dormir e tomar banho, já que a dermatite de fralda pode incomodar ainda mais nessas ocasiões.

A intensidade dos sintomas da dermatite de fralda podem variar de um bebê para outro, desde lesões menores e pouco avermelhadas, para inflamações mais severas e intensas em toda a região coberta pela fralda.

Tratamento e prevenção da Dermatite de fralda

O tratamento da dermatite de fralda deve ser realizado juntamente com um médico pediatra, ou um dermatologista após um diagnóstico preciso do quadro, já que as assaduras podem ter diversas causas e variações nos sintomas. Os cuidados com a dermatite de fralda, em grande parte dos casos, não são complicados, e os sintomas somem após 2 a 4 semanas.

Algumas práticas podem agilizar a recuperação, e ajudar a aliviar os desconfortos do bebê, além de prevenir possíveis novos quadros de dermatite de fralda após a melhora. Confira:

– Lave as mãos antes e depois de trocar a fralda do bebê

– Troque a fralda regularmente, não deixe a mesma fralda por um longo período

– Não use lenços umedecidos, a melhor forma é lavar o local com água e um sabonete neutro, principalmente de base vegetal que não agrida a pele do bebê, como Cetrilan® Sabonete

– Higienize bem e evite ao máximo deixar resíduos de produtos ou sujeira no bebê, seja nas trocas ou na hora do banho

– Mantenha a pele do bebê sempre seca, não deve ficar úmida

– Utilize diariamente cremes preventivos que possam proteger a pele do bebê e auxiliar no tratamento das assaduras, consulte o pediatra e use Cetrilan® Creme

– Se possível, tire a fralda e permita que a pele do bebê tenha momentos de ventilação

Normalmente o médico especialista também pode prescrever pomadas específicas para dermatite de fralda, com o objetivo de proteger e tratar as infecções na pele. Em casos mais intensos, antibióticos podem ser recomendados.

É importante não utilizar receitas caseiras, e destacar que a automedicação não é indicada, medicar o bebê com remédios sem consultar um especialista pode prejudicar sua saúde, e piorar ainda mais a dermatite de fralda. Sempre consulte o pediatra ou dermatologista antes de cuidar.

Fraldas de pano diminuem o risco do bebê ter dermatite de fralda?

Não existe nenhuma comprovação de que as fraldas de pano podem reduzir o risco do bebê ter dermatite de fralda, pelo contrário, é recomendado preferir o uso de fraldas descartáveis. Isso porque, atualmente, as fraldas estão cada vez mais modernas, e são capazes de absorver melhor a urina, além de serem transpiráveis.

Para os papais que preferem usar fralda de pano no dia a dia, é importante tomar os cuidados sugeridos pelo fabricante, colocar a fralda para lavar regularmente com água fervente, e fazer a troca na mesma frequência das descartáveis.

Navegue pelo nosso blog para saber mais sobre maternidade, e compartilhe esse conteúdo com aquela mamãe de primeira viagem que está precisando de uma ajuda com as assaduras.

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: