;
A ansiedade e o medo do novo são comuns quando o casal descobre a gravidez. O primeiro passo é começar a cuidar mais da alimentação, seguir as orientações do obstetra e evitar comportamentos que possam causar estresse na gravidez e prejudicar o desenvolvimento do bebê durante os 9 meses.
Se engana quem pensa que o estresse na gravidez não é capaz de afetar o bebê, afinal, existe uma conexão entre a mamãe e o feto, e tudo que ela sente pode sim ser passado para ele. Por isso, o nível de estresse na gravidez não pode ser ignorado e precisa ser levado a sério, já que pode apresentar riscos para o bebê que está se desenvolvendo na barriga.
Confira tudo que você precisa saber sobre o estresse na gravidez, quais são as consequências e algumas dicas de como aliviar o estresse na gravidez de forma simples e eficaz. Boa leitura!
Antes de tudo, o que é estresse?
Estresse é denominado como um conjunto de reações mentais e físicas em situações que exigem um esforço emocional do organismo para lidar e superar tal circunstância, o que é capaz de causar alterações no corpo e outros efeitos mentais, físicos e emocionais.
O estresse na gravidez acontece da mesma forma, mas nesse caso, além das mudanças no organismo e no emocional da mulher, os efeitos também podem provocar malefícios para desenvolvimento do bebê. No geral, existem 4 tipos de estresse:
– Cotidiano: ocorre por conta de acontecimentos e fatores do dia a dia, dificuldades para dormir, problemas com autoestima, questões de saúde, nervosismo e dificuldades no relacionamento ou no trabalho.
– Crítico: ocorre por causa de mudanças significativas na vida que mexem principalmente com a parte emocional, que é um dos principais casos do estresse na gravidez, que acontece por exigir uma mudança afetiva muito grande.
– Traumático: está relacionado com traumas e medos que não foram superados e são carregados no decorrer da vida.
– Crônico: acontece por causa de ansiedade e medo constante por fatores de longa duração, como doenças ou desemprego.
Qual é o risco do estresse na gravidez para o bebê?
Segundo médicos especialistas, o estresse chega ao bebê por meio de reação fisiológica, ou seja, na liberação dos hormônios cortisol e adrenalina que, quando o nível fica alto por muito tempo, traz riscos para a saúde.
Especialmente pela adrenalina, o fluxo sanguíneo na placenta pode diminuir e afetar o crescimento do bebê. Além disso, o estresse na gravidez pode aumentar as chances de um parto prematuro e, quando no início da gestação, pode acabar até causando um aborto espontâneo.
O estresse na gravidez também pode aumentar o risco de alergias, já que o cortisol faz com que o bebê produza mais imunoglobulina E, substância ligada à alergias, como por exemplo, a asma. Além de contribuir para alterações cerebrais que podem causar dificuldade de aprendizagem e hiperatividade durante o crescimento da criança, por conta da exposição repetida de cortisol.
Quais são os sinais de estresse na gravidez?
Cada mulher é única, então diferentes motivos e situações podem causar o estresse na gravidez. Porém, muitas vezes, pequenas situações vão se acumulando e as futuras mamães não percebem que o nível de estresse está subindo cada vez mais. Mas é necessário se atentar a alguns sinais:
– Dores de cabeça;
– Dificuldades para dormir;
– Pulsação acelerada;
– Pensamentos obsessivos.
Esses são os “sintomas” mais comuns de estresse na gravidez, mas podem variar. Por isso, é importante estar sempre em contato com um médico, para que ele possa identificar o nível de estresse e indicar o melhor tratamento.
É possível prevenir o estresse na gravidez?
Sim, é possível. Além de manter a calma, respirar fundo e contar até três, existem maneiras de se prevenir contra o estresse na gravidez, e a mais eficaz consiste em antecipar os problemas ou as preocupações de uma gestação.
Fazer isso é mais simples do que parece, é ter a cautela de se preparar e evitar possíveis problemas através de um acompanhamento de pré-natal adequado junto ao seu médico, e vale lembrar que é muito importante que o obstetra transmita confiança e segurança para que você consiga ficar tranquila.
Afinal, é o seu médico que vai avaliar todos os seus sintomas e emoções no decorrer da gravidez, e caso haja necessidade, indicar um tratamento ou passar orientações que possam ajudar a gestante a relaxar e diminuir o estresse na gravidez.
Além disso, ter o apoio e a presença da família em momentos delicados ou de altos níveis de estresse na gravidez, são fundamentais para auxiliar e contribuir para que a futura mamãe se sinta bem e protegida.
Dicas simples para aliviar o estresse na gravidez
Existem algumas atividades bem simples que podem ajudar as mamães a evitarem o estresse na gravidez. E são:
– Descanso: se permita descansar! Adapte a sua rotina, entenda seu novo momento, evite noites mal dormidas e entenda que o seu bebê precisa desses momentos de relaxamento.
– Alimentação: além de manter a saúde do bebê e da mamãe em dia, uma alimentação balanceada diminui os níveis de estresse.
– Meditação: pesquisas indicam que a meditação ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse. Você pode procurar por ioga ou aulas de meditação, ou até mesmo praticar em casa.
– Exercícios físicos: trinta minutos de um exercício leve, como uma caminhada, são suficientes para controlar os níveis de ansiedade e cortisol. Antes de começar sua rotina de treinos, consulte um médico, ok?
– Massagem: quem não ama, né? Existem massagens específicas para gravidinhas, que o seu médico poderá indicar de acordo com o seu período gestacional.
– Mamães, fiquem atentas aos níveis de estresse na gravidez para garantir que ela seja segura para você e o seu bebê que está a caminho. Não tenha medo e vergonha de procurar um médico para te ajudar! E lembre-se: uma boa rede de apoio te ajudará também.
Compartilhe esse conteúdo com alguma mamãe que precisa saber sobre os riscos do estresse na gravidez e não esqueça: para continuar bem informada sobre gestação e maternidade, acompanhe nosso blog.
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP