;
A libido é conhecida como desejo sexual que ocorre em fases diversas da vida adulta e que se manifesta através dos hormônios, nos homens pela testosterona, e nas mulheres, pelo estrogênio. Os níveis da libido podem variar de acordo com as condições físicas e emocionais de cada um, e no caso das mulheres, pode haver baixa da libido na gravidez.
Cada mulher tem uma experiência com o desejo sexual – ou a falta dele, durante a gestação. Mesmo sendo muito particular, alguns comportamentos são mais comuns entre as mulheres nesse período. Para saber como os hormônios se comportam e como isso pode afetar a libido na gravidez, confira o conteúdo a seguir.
Pode ter relação sexual na gravidez?
Normalmente, a relação sexual durante a gravidez é incentivada e o casal pode, inclusive, manter a mesma frequência de antes da gestação. Não existem riscos de machucar ou prejudicar o desenvolvimento do bebê no ato.
Em alguns casos, não é recomendado que o casal mantenha relações sexuais, como por exemplo, em caso de placenta prévia total, sangramento vaginal, cólicas ou quando o médico identifica riscos de trabalho de parto precoce. Por isso, é importante ter uma conversa aberta com o médico obstetra que está acompanhando a gravidez.
A libido no primeiro trimestre de gravidez
Descobrir que um bebê está a caminho é uma surpresa e tanto. Muitas gestantes relatam que a libido na gravidez, até a 12ª semana, diminui. Com o corpo da mulher se adaptando às mudanças hormonais que a gestação produz, isso é normal e comum.
Como também é um período de bastante náusea, cansaço e aumento de sono, ou até mesmo de cólicas e desconfortos por conta da expansão do útero, é natural que a vontade de ter relações sexuais nessa fase diminua.
O segundo trimestre da libido na gravidez
Por volta do quarto mês, os níveis hormonais caem e estabilizam, fazendo com que a mulher não sinta mais o mesmo mal estar de antes. Isso faz com que a mulher tenha mais energia e a libido na gravidez volte a aumentar, o que ajuda aumentar a frequência de relações sexuais. Por isso, esse período é conhecido como Lua de Mel da Gestação.
O último trimestre da libido na gravidez
Nos últimos 3 meses, a libido na gravidez pode aumentar ou diminuir. Enquanto algumas estão com o desejo nas alturas e mantém as relações sexuais normalmente, outras não sentem vontade.
Por isso, é importante lembrar que cada gravidez é única, e cada corpo reage de uma forma. É importante ter um médico de confiança para sanar todas as dúvidas que possam surgir sobre a libido na gravidez e outros assuntos ao longo do período. Além disso, o diálogo com o parceiro é extremamente importante, para que a culpa não ocupe o lugar de conforto na relação.
Para tirar outras dúvidas sobre gravidez e maternidade, acompanhe nosso blog, e não esqueça de compartilhar com uma amiga mamãe que esteja precisando saber mais sobre os altos e baixos da libido na gravidez.
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP