;

Como estimular o desenvolvimento do bebê

Os pais, principalmente os de primeira viagem, ficam felizes a cada conquista do seu bebê e ficam mais ansiosos para ver as próximas etapas. E isso é ótimo, porque é importante que o marco do desenvolvimento da criança seja monitorado. Dessa forma você consegue avaliar a saúde física e psicológica do seu filho.

Cada criança é diferente, tendo o seu próprio ritmo de amadurecimento. Mas os pais podem ajudar na missão de estimular o desenvolvimento do bebê. Confira algumas dicas de como fazer isso!

1. Reação do bebê

Quando for oferecer um brinquedo ou comida, espere para ver qual será a reação do bebê. Isso irá ajudá-lo a expressar emoções, ou seja, aprender a aceitar ou recusar.

2. Dormir? Só à noite!

É possível criar uma rotina com menos sonecas durante o dia e a tarde. Por isso, aos poucos, acostume o seu bebê a dormir mais à noite. Para te ajudar nesta tarefa, procure deixar o seu pequeno ocupado durante o seu horário de atividade.

3. Faça o pequeno ouvir música

Quem não gosta de uma boa música, não é mesmo? Além de criar recordações, a música pode fazer com que o bebê treine o ritmo e a sua coordenação motora. Para isso, busque músicas adequadas e criadas para o desenvolvimento infantil.

4. Introduza a leitura

A leitura ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação dos nossos filhos. Além disso, elas podem se comunicar melhor e exercitar a atenção e memória. Por isso, crie a hora da leitura para contar historinhas à noite para o seu filho.

5. Brinque com seu filho

Como nós sabemos, as crianças têm o seu mundo de fantasias. Através das brincadeiras, elas podem estimular melhor a sua criatividade e aprender a lidar melhor com as suas emoções, além de fortalecer o vínculo materno ou paterno entre vocês.

6. Estímulos sonoros

Fora do alcance visual do bebê, faça estímulos sonoros, como por exemplo, um assobio alto. Isso estimulará o seu bebê a tentar localizar de onde está vindo o som.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma série de fatores influenciam o desenvolvimento do bebê. Mas, você deve lembrar que cada criança tem o seu tempo para evoluir. Por isso, curta o momento e não crie expectativas. Não deixe de acompanhar o nosso blog e nossas redes sociais!

Fontes:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53047-como-acompanhar-o-desenvolvimento-da-crianca
https://www.danonenutricia.com.br/infantil/primeiros-meses/desenvolvimento/como-estimular-o-bebe-dos-4-aos-6-meses

7 dicas para estimular o desenvolvimento das crianças e dos bebês

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: