;

Como estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças?

Todas as experiências que as crianças vivenciam ao longo do crescimento fazem parte de suas histórias e, consequentemente, estão atreladas ao desenvolvimento cognitivo. Se trata das nossas habilidades motoras e intelectuais, que ditam como compreendemos as coisas, nos comunicamos, aprendemos e aplicamos os conhecimentos.

E qual a melhor maneira de dar esse estímulo desde cedo para os pequenos? Geralmente, tudo isso é desenvolvido com bastante propriedade nas escolas, mas os pais têm um papel muito importante também e é interessante começar dentro de casa, com atividades simples e que podem ser muito divertidas! Separamos algumas delas, confira:

Atividades de raciocínio e concentração

Você já deve estar pensando que isso é complicado, né? É possível estimular o raciocínio e concentração da criança por meio de perguntas que façam elas pensarem. Pergunte por que ela acha que chove, como faz para os carros andarem na rua. A partir da resposta, explique de forma didática sobre os assuntos. Podem ser coisas simples e banais do dia a dia que a farão pensar e raciocinar.

E para a concentração, as brincadeiras são as grandes aliadas. Esconde-esconde, jogos de blocos para montar, vivo ou morto, mímica, teatro… as opções são infinitas! Além disso, desenvolve a criatividade com a diversão garantida.

Praticar o alfabeto

Esse é um exercício básico do desenvolvimento cognitivo da criança que está em fase de alfabetização. Coloque legenda em tudo que ela assistir na TV ou celular e procure também por conteúdos para que ela pratique o alfabeto. É uma forma lúdica de aprender sobre as letras, palavras e pronúncias.

Brincadeiras ao ar livre

Tem coisa mais estimulante para uma criança do que descobrir diferentes universos ao ar livre? Imagine só quantas coisas é possível aprender com uma ida ao parque ou em uma atividade coletiva, com outras crianças.

Seja para descobrir por que as formigas andam em fileira carregando folhinhas ou para socializar com outras pessoas desenvolvendo a coordenação motora, esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, além de desligá-los um pouco das telinhas.

E para os mais novos?

Para as mamães que têm filhos que estão aprendendo a falar agora, também é possível se comunicar com eles e estimular o desenvolvimento cognitivo. Converse com a criança, faça-a associar os objetos com as palavras, pergunte o nome de cada coisa que está ao seu redor. Pergunte de barulhos, lugares, pessoas, cores, texturas.

Nesta fase, o mais importante é ser paciente. É muito importante estar disponível para explicar várias vezes sobre o mesmo assunto e, espontaneamente, a criança estará curiosa para saber mais.

Isso acontece porque o cérebro dos bebês é muito mais ágil que o dos adultos. Nós já aprendemos muitas coisas, temos domínio do básico. O bebê está recebendo milhares de informações e estímulos ao mesmo tempo. Por isso, os primeiros anos de vida são tão importantes para desenvolver diversas habilidades.

Para saber mais dicas sobre maternidade e cuidados com o bebê, acesse as demais matérias do nosso blog e nos siga no Instagram @TheraskinPediatria. Nos vemos lá!

Fonte:

O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: