;

Como conciliar o home office com os filhos pequenos?

A pandemia definitivamente transformou a vida de todo mundo, principalmente em casa. Quem tem filho pequeno, viu sua rotina virar de cabeça para baixo tentando conciliar o home office com a rotina e cuidados do bebê.

Mas nem tudo está perdido, é possível sim combinar a vida profissional com a criação dos filhos! Só é preciso paciência e muita organização. E para facilitar, trouxemos algumas dicas que podem deixar a sua rotina mais leve com as crianças e a entrega do trabalho garantida. Boa leitura!

1) Estabeleça um cronograma de atividades

Os filhos já estão acostumados com uma rotina de horários. Seja para mamar, fazer xixi, ir à escola ou dormir, aproveite esse hábito e aplique horários para se organizar de acordo com a escala do trabalho.

Na hora que você estiver trabalhando, faça o seu filho(a) trabalhar também! Dê jogos, quebra-cabeça, brinquedos e libere uns minutos no celular e TV se ele(a) estiver inquieto. Vale também colocar no cronograma uma sonequinha da tarde, para ficar despreocupado durante esse tempo.

2) Crie um ambiente propício para o seu trabalho

Na cabeça da criança, o seu espaço de trabalho deve ser entediante. Por isso, fique em uma mesa organizada, com poucos objetos e sem brinquedos, para não chamar a atenção e despertar a curiosidade excessiva dos pequenos pelo local de trabalho.

3) A tecnologia pode te ajudar

Apesar das telas serem uma polêmica para as crianças, tendo prós e contras no seu desenvolvimento, elas são uma forma de entretê-los. A tecnologia pode ser a sua aliada se for usada com sabedoria.

Existem diversos desenhos e aplicativos educativos que com certeza deixarão o seu filho(a) entretido. A ideia não é ficar o dia todo colado no celular e TV, mas sim alguns momentos do dia em que você precisa de concentração no trabalho, seja para uma reunião ou uma entrega importante.

4) Organize as suas demandas

Uma das facilidades do home office é exatamente a flexibilidade de horários. Então, organize sempre as suas demandas para que você consiga entregar um pouco antes ou adiantar as atividades para tirar um tempo com as crianças.

5) Conte sempre com alguém

Podemos dar todas as dicas do mundo, mas se tem uma palavra que define trabalho em casa + filhos é imprevisibilidade. Por isso, ter uma rede de apoio para o cuidado das crianças é fundamental. Seja o parceiro, pais, irmãos, vizinhos… qualquer ajuda é bem-vinda!

6) Cuide de você!

Como dissemos, conciliar essa jornada dupla não é para qualquer um. Passar o dia concentrado no trabalho e, ao mesmo tempo, de olho nas crianças pode trazer um desgaste emocional que pode ser evitado.

Então, cuide de você. Flexibilize seus horários, tire uns minutos do dia para fazer algo que gosta e não deixe que a rotina te consuma. Nós sabemos que é uma tarefa e tanto, mas no fim do dia, quando você vir o seu trabalho feito e o seu filho(a) feliz, tudo valerá a pena!

Outro detalhe que não poderíamos deixar passar é: não se culpe se a criança entrar no ambiente em meio a uma reunião “atrapalhando” o seu trabalho. Não somos robôs e as empresas devem compreender essas particularidades. Além disso, tem coisa mais fofa do que ver um rostinho pequeno espiando a câmera do computador?

Fonte:
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/03/coronavirus-6-dicas-para-tornar-o-home-office-com-filhos-mais-produtivo.html

8 dicas para conciliar o home office com os filhos pequenos


https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2020/04/10-dicas-para-conciliar-home-office-e-filhos-pequenos.html#:~:text=Seja%20flex%C3%ADvel%20na%20programa%C3%A7%C3%A3o%20di%C3%A1ria,por%20exemplo%2C%20encaixar%20as%20videoconfer%C3%AAncias.&text=Ter%20filhos%20em%20casa%20o,e%20mais%20tarefas%20de%20casa.

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: