;
As primeira palavrinhas do bebê, este é um momento muito esperado pelos papais de primeira viagem, escutar o filho dizer “mama” ou “papa”. A alfabetização infantil é muito importante para essa, e diversas outras etapas do desenvolvimento da criança, e esse processo pode ser estimulado dentro de casa, e depois se expandir e ganhar novas perspectivas por meio da educação.
Experiências e brincadeiras vividas no ambiente familiar durante a infância, como escutar os sons das palavras através de músicas e histórias, ou até mesmo observar letras e números por meio de livros e desenhos, são os primeiros passos rumo à alfabetização infantil.
Mais para frente, à medida que o bebê for crescendo e começar a desenvolver a fala, o repertório linguístico, e até mesmo o ato de aprender a ler e escrever, essas aprendizagens serão muito influenciadas, de maneira positiva, por aquelas primeiras experiências vividas de alfabetização infantil em casa.
Leia o artigo para entender mais sobre a alfabetização infantil, e a importância desse processo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança durante os primeiros anos de vida, além de dicas para preparar as crianças para alfabetização infantil. Acompanhe!
Quando começar a alfabetização infantil?
Com o passar do tempo, por mais que a criança comece a aprender sobre alfabetização infantil com autonomia por meio de brincadeiras dentro de casa, chega um momento em que os pequenos precisam ter contato com uma alfabetização infantil mais estruturada durante a rotina, realmente ir para escola e vivenciar um ambiente educacional.
Mas uma dúvida que permeia na cabeça de muitas mamães e papais, é se existe hora certa para inserir a alfabetização infantil na prática com as crianças. A verdade é que não tem uma resposta concreta, alguns especialistas defendem que a fase da primeira infância não precisa de um ensino estruturado de alfabetização infantil, priorizando atividades e brincadeiras lúdicas.
Já outros, acreditam que a alfabetização infantil deve sim ser antecipada durante a infância com utilização de alguns conceitos mais básicos, como apresentar letras, símbolos ou sílabas. Mas independente de qual for o caminho, é primordial que exista um equilíbrio na alfabetização infantil entre atividades, brincadeiras e conceitos mais direcionados.
Lembrando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) diz que a fase da educação infantil tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança, seja no aspecto físico, intelectual, social e psicológico. E a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exige que a alfabetização infantil aconteça até o segundo ano do fundamental.
Qual a importância e o impacto da alfabetização infantil na criança?
Além da alfabetização infantil contribuir para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito cognitivo, é uma porta de entrada para as crianças se transformarem e entenderem diversas particularidades sociais, culturais e linguísticas. Tornando-as mais compreensivas e empáticas diante as adversidades do mundo, e ajudando a compreender seus direitos e deveres perante como cidadão.
A alfabetização infantil é o caminho para entender o uso e o sentido das palavras, mas também é uma forma de contribuir para criação do caráter e da personalidade da criança, as aproxima da sociedade e ajuda a se relacionar melhor com as outras pessoas, e favorece o processo de imaginação e criatividade para formular pensamentos e se preparar para a vida.
Dicas para preparar as crianças para alfabetização infantil
Como comentamos acima, as brincadeiras de infância podem preparar as crianças para alfabetização infantil, por isso, trouxemos dicas que podem estimular esse processo em casa na rotina, de maneira divertida e prazerosa para os pequenos, confira:
Conte histórias: a leitura apresenta um universo de palavras para as crianças desde cedo, mostrando diversos significados através de uma atividade lúdica e animada.
Use materiais de leitura variados: usar diferentes tipos de leitura, como revistas, jornais, panfletos, entre outros, ajuda a criança a se familiarizar com vários formatos de texto, e pode ajudar a desenvolver o gosto pela leitura futuramente.
Cantar músicas: a musicalidade é um momento que faz parte desde da gravidez, e inserir canções na rotina do bebê é ótimo para ajudá-los a assimilar as palavras antes mesmo da alfabetização infantil começar. As músicas de ninar, por exemplo, são boas para estimular o desenvolvimento.
Comece hoje mesmo a inserir essas atividades em casa durante a rotina do bebê, para contribuir no processo de alfabetização infantil desde cedo de maneira lúdica. Aproveite e conheça outros textos do nosso blog que podem ajudar no desenvolvimento do seu filho.
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP