;

A importância de cozinhar com os filhos

O medo de experimentar alimentos novos está presente na maioria das crianças. Sendo assim, os pais precisam procurar estratégias para driblar esse receio.

Levar os filhos para a cozinha pode criar momentos divertidos e inesquecíveis, além de cada vez mais contribuir para a superação desse medo. Confira a seguir alguns motivos para cozinhar com a ajuda deles:

1. Ensinar a cozinhar

O preparo dos pratos pode levar a inúmeros ensinamentos, como por exemplo, a memorização, a partir de quais alimentos vão na receita, e até mesmo conceitos matemáticos (fração, contagem e medição). Além disso, você pode ensinar aos pequenos sobre a importância de determinados alimentos para a nossa saúde.

2. Ajudar no medo de experimentar alimentos novos

Muitas crianças têm medo de experimentar alimentos novos. O ato de cozinhar pode engajar os pequenos na preparação, deixando-os ansiosos para o resultado final. Além disso, pode ajudá-los a construir laços positivos com os alimentos.

3. Criar laços mais fortes com os filhos

O preparo dos alimentos é o momento perfeito para criar laços mais fortes com os filhos. Isso porque você tem a oportunidade de ensinar sobre a herança cultural da família e também dos pratos preparados.

4. Melhorar a cooperação dos pequenos

Ir ao mercado com os pequenos pode despertar o interesse em fazer receitas novas, com novos ingredientes. Dessa forma, eles se sentem cada vez mais responsáveis pelo preparo do alimento e poderão ficar mais entusiasmados em saborear novas refeições. Além disso, a cooperação entre pais e filhos pode ser aprimorada.

5. Habilidades motoras e segurança

À medida que os nossos filhos vão crescendo, eles vão adquirindo mais coordenação motora. Essa habilidade é muito importante para o preparo dos alimentos. Então, ensine, com segurança, a forma correta de preparar os ingredientes, como por exemplo, lavar uma verdura.

A segurança também deve estar presente na cozinha. Fale sobre a importância de se manterem seguras a todo o momento, mostrando por exemplo, como usar cada utensílio e mostrar a necessidade do uso de luvas quando for pegar panela quente ou abrir o fogão.

Lembre-se que cozinhar tem que se tornar algo prazeroso para você e para o seu pequeno, além de trazer benefícios a ele. Por isso, tente sempre incentivá-lo e sempre com cuidado para que os utensílios ou o uso do fogão não seja perigoso. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para mais dicas e informações!

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: