;
A rotina de sono do bebê, principalmente para as mamães de primeira viagem, é bem desafiadora. Os horários ainda não são precisos e não são todos os bebês que pegam no sono com facilidade. Mas existem diversas estratégias para o ritual do sono, entre outras questões que permeiam o assunto.
Só depois de alguns meses, as mães conseguem se organizar melhor com relação aos horários e necessidades dos filhos. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas que toda mamãe precisa saber para ajudar no sono do bebê. Confira:
Crie uma rotina de sono
Também conhecido como higiene do sono, criar uma rotina de sono do bebê é importante para melhorar a qualidade do sono, as horas dormidas e também o descanso e programação dos papais e mamães.
A ideia é deixar a criança relaxada, então, invista em um banho quentinho, deixe as luzes baixas, faça massagens e evite deixá-lo em um lugar barulhento, a fim de não deixar o bebê agitado.
Estimule a criança a dormir sozinha
O ideal é colocar o bebê sonolento dentro do berço, antes de cair no sono. Quanto antes isso for feito, mais cedo o bebê se acostuma a dormir sozinho. Pode ser que ele não durma de primeira e precise voltar para o colo. Mas lembre-se, este é um exercício diário que requer paciência dos pais e mães para regular o sono do bebê.
Não é preciso deixar o bebê chorando
Se o bebê está chorando muito, é porque ele precisa de você. Não adianta deixar o bebê chorando sozinho até pegar no sono. Como falamos, todo esse processo de sono é novidade para sua rotina e é comum estranhar.
Principalmente nos primeiros três meses de vida, que o elo com a mãe é extremamente forte, vale de tudo para regular o sono do bebê: ninar no colo, dar de mama e embalar no sling.
O peito e o colo podem ser aliados
O tema é polêmico quando falamos sobre ninar os filhos dando de mamar e no colo da mãe. O argumento é o de que essa atitude pode gerar uma dependência. Mas vale lembrar que nos primeiros meses, principalmente com a mamada por livre demanda, muitos pediatras não veem problema em usar essa estratégia para o sono do bebê.
Com o crescimento do bebê, as mamadas noturnas tendem a diminuir e o sono ficar mais longo, então, essa “dependência” vai ficando para trás. Para essa fase de transição, as mães, ao colocar o filho no berço para dormir, podem usar o toque e voz, se mostrando presentes e deixando o bebê mais seguro.
O ambiente é fundamental
Como dissemos, além de um ambiente confortável e silencioso para o sono do bebê, os pais e mães devem transformar o quarto em um lugar positivo. O que isso significa? Nos primeiros três meses, é comum o berço do bebê ser instalado no quarto dos pais, para facilitar as mamadas noturnas e ficar mais próximo do filho.
Mas, quando ele começar a dormir no próprio quarto, não transforme aquele espaço em um lugar “só para dormir” ou o “espaço do castigo”. A ideia é que ele seja aconchegante, que tenha brinquedos que a criança goste e veja aquilo como um ambiente seguro.
O sono do bebê é muito individual e pode mudar de acordo com a rotina que a casa tem. Mas temos certeza que essas dicas vão te ajudar a melhorar o sono do seu filho! Quer mais dicas sobre maternidade e bebês? Confira os outros materiais disponíveis em nosso blog.
A importância dos gestos no desenvolvimento da comunicação do bebê
Os primeiros mil dias e o desenvolvimento de uma alimentação saudável
Marginal Direita da Via Anchieta, Km 13,5 – CEP: 09696-005 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP