Meditação para crianças

A rotina corrida do dia a dia das pessoas, principalmente para aqueles que são pais, precisa de um tempo voltado para a saúde mental. Além disto, com o bombardeio de informações a todo momento, os nossos pequenos também precisam de atenção. Por isso, muitos pais começaram a praticar meditação junto aos seus filhos.

O uso de eletrônicos pelas crianças tem aumentado ultimamente, e mais ainda em um contexto de pandemia, com aulas por vídeo chamada e mais tempo em casa. Essa explosão de informações e milhares de estímulos podem ter consequências na saúde mental futura do seu filho

Assim, a implementação da meditação na rotina do seu pequeno poderá ajudá-lo a adquirir maior controle de sua mente. O incentivo dessa prática pode trazer uma série de benefícios a ele, como: melhorar a concentração e relaxamento, aprender a respirar mais em situações de estresse, treinar a autodisciplina e dormir melhor.

O que é a meditação?

A meditação é uma prática asiática milenar que, de um jeito simples, tem o objetivo de alcançar o relaxamento do corpo e da mente. São exercícios que podem ser feitos diariamente; alguns minutos de pausa durante o dia para esvaziar a cabeça acelerada.

Como introduzir a meditação na rotina das crianças?

Fazer meditação com as crianças é mais fácil do que se imagina. Crianças de 2 a 3 anos já podem iniciar essa prática, mas respeite o tempo da criança. Sua carga emocional e poder de concentração podem variar e isso é totalmente natural.

Comece vendo quais histórias deixam a criança concentrada por mais tempo, elas podem ser aliadas para introduzir o assunto. Fechar os olhos e respirar profundamente sem ter nada na cabeça não é missão fácil para os adultos, quem dirá para as crianças.

O ideal é construir um caminho com histórias que façam a criança refletir e se acalmar. Faça ela imaginar passeios ao ar livre, que remetem a paisagens que trazem liberdade, sons e cheiros que sejam reconfortantes.

Meditações guiadas

As meditações guiadas são uma ótima forma de concentrar as crianças nesta atividade. Os próprios pais podem reproduzir meditações feitas por profissionais ou sintonizar vídeos direcionados para crianças para a prática da meditação. A seguir, separamos uma meditação guiada feita pelo professor João Carlos Soares, do Yoga com Histórias. A ideia é narrar o texto a seguir para as crianças, com pausas longas e calma na voz.

Feche seus olhos e me acompanhe nessa jornada! Sinta seu corpo confortável, suas costas esticadas e seu rosto completamente relaxado. Respire bem devagar como se seu corpo fosse um imenso balão a se encher. Solte o ar devagar como se o seu corpo fosse um imenso balão a se esvaziar.
Encha o balão. Esvazie o balão.
Encha o balão. Esvazie o balão

Agora, sua mente está tranquila e pronta para passear pelo mundo da imaginação. Gostaria de lhe apresentar um amigo muito especial! Um antigo mago, que viajou por toda a Índia e aprendeu muitas coisas interessantes. Com suas barbas compridas e bochechas rosadas, sempre foi respeitado por todos, em todos os lugares do mundo, pois seus poderes mágicos, sua sabedoria e sua bondade já ajudaram muitas e muitas pessoas.

Ele traz com ele uma pedra, coloca em suas mãos e pede para que você a segure. Sinta a pedra com suas mãos. Toque, explore. Sinta sua forma. Sinta sua textura. Sinta sua temperatura. Perceba se ela é lisa, quente ou fria, grande ou pequena. O mago pede que você segure a pedra com as duas mãos e sinta tudo que você consegue perceber. Esta pedra foi criada pela Mãe Terra há muito, muito tempo atrás e traz dentro dela a força de todo este tempo: uma grande e poderosa energia!

Perceba que, ativada pelo toque de suas mãos, pelo seu poder pessoal, toda esta força se ativa, torna-se novamente viva. Sinta como a pedra brilha intensamente. Perceba que ela se transforma em um lindo cristal. O cristal tem o poder de enviar energia para todo o seu corpo! Sinta seu corpo forte e vivo! Sinta seus pensamentos tranquilos e inteligentes. Sinta a força viva dentro de você.

Perceba que a energia de todas as coisas da vida também está presente dentro de você. E sentindo toda esta magia dentro de você, permaneça em silêncio [pausa de alguns minutos].

Agora, perceba novamente sua respiração, seu corpo e vá retornando lentamente.
Namastê. Tudo de bom para você. Tudo de bom para mim. Tudo de bom para todos nós.

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