Medidas de segurança para o bebê em casa

Ao longo dos meses, os filhos passam de recém-nascidos e se tornam cada vez mais independentes e aventureiros, engatinhando ou até mesmo andando por todos os cantos da casa. Sabendo disso, é essencial adotar medidas de seguranças e pensar nos detalhes para que não ocorra nenhum acidente com o bebê. Confira alguns cuidados:

1. Portões removíveis

Se você mora em casa ou apartamento que possui escadas, compre portões de segurança removíveis. Dessa forma, o seu bebê não corre o risco de se machucar.
Lembre-se sempre de fechar os portões da maneira correta, ok?

2. Piso limpo e seco

Como os bebês gostam de engatinhar para lá e pra cá, é necessário que o chão da casa esteja sempre limpo e, principalmente, seco! Isso vai evitar que o seu bebê escorregue.

3. Roupa adequada

Não coloque roupas apertadas na criança. É preciso que ela esteja confortável, não só para se movimentar, mas para passar o dia mais aconchegante.

4. Lacres no vaso sanitário

Como já dito, os bebês estão em um momento em que querem desbravar o mundo e conhecer coisas novas. É muito comum que eles mexam onde não pode, mas há lugares e objetos que são perigosos aos nossos filhos. Um deles são os vasos sanitários. Para evitar acidentes, compre um lacre para o vaso. Assim, o seu filho não consegue abrir e fica longe do perigo.

5. Organize os fios elétricos

Se possível, antes mesmo do seu bebê começar a engatinhar, confira se os fios elétricos estão em ordem e longe de serem alcançados por eles.

Coloque obturadores de tomadas e não esqueça que os dedos do bebê são pequenos e finos e podem caber no buraco da tomada.

6. Mantenha as latas de lixo com difícil acesso

Uma forma dos bebês conhecerem objetos novos é colocando na boca. Por isso, é importante que você mantenha as latas de lixo longe deles, em partes altas, dificultando o acesso.

7. Cuidados com o fogão

Nunca deixe cabos de panela para fora do fogão, a criança pode puxar e derrubar o conteúdo, o que pode causar queimaduras sérias. E se possível, deixe o fogão mais alto.

8. Cuidados com substâncias químicas e medicamentos

Não deixe produtos de limpeza ao alcance das crianças, assim como outros produtos químicos como tintas, solventes, etc.

O mesmo vale para medicamentos, que devem estar sempre em armários altos, já que é comum as pessoas deixarem espalhados pela casa, em cima dos móveis e ao alcance das crianças.

9. Cuidado com as janelas

Coloque telas protetoras em todas as janelas, especialmente se você mora em apartamento.

Assim que adotar tais medidas, faça um teste antes para ver se está tudo funcionando bem. E lembre-se: manter a segurança do seu filho não significa não poder estimulá-lo, oferecendo mais possibilidades de locomoção.

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: