Cuidados ao lavar a roupa do bebê

A chegada do bebê em nossa casa é um momento de emoção e alegria. Porém, precisamos ter mais atenção e cuidado com a higienização, tanto do ambiente quanto das roupas. Isso porque o sistema imunológico do nosso pequeno ainda é frágil e imaturo, podendo pegar infecções e doenças mais facilmente do que nós. Por isso, mamãe e papai, um dos pontos de atenção que você deve ter é na lavagem correta da roupa do seu filho. Separamos algumas dicas para essa missão, confira a seguir:

1. Lave as roupas antes da chegada do bebê

É comum que os amigos e familiares presenteiam o pequeno, mesmo antes de seu nascimento, com brinquedos e roupinhas.
É ideal lavar as roupas antes do primeiro uso, porque essas peças são expostas a uma grande quantidade de bactérias e germes.

2. Peças que devem ser lavadas

As peças que tenham contato direto com a pele do bebê precisam ser lavadas, ou seja, desde roupinhas até os lençóis e fronhas. Dessa forma, você não irá deixar acumular sujeiras, poeiras e ácaros.

3. Não lave as roupinhas do bebê junto às da família

Como já sabemos, as roupinhas dos bebês são muito delicadas e precisam de um cuidado redobrado na hora da lavagem. Por isso, não misture as peças do seu pequeno com as demais. Ao invés disso, organize-se e separe por cestos: um para as roupas dos membros da família e outro para o bebê.

4. Qual o sabão mais indicado?

Quando for lavar as peças do seu bebê, opte por sabão neutro. Lembre-se que produtos com aromas fortes podem trazer irritação à pele do pequeno. Caso esteja com dúvida de qual seja o melhor produto, consulte o seu pediatra, ele poderá te orientar melhor e você ficará mais relaxado!

5. Como lavar a roupa na mão

Pegue um balde especialmente para as roupinhas do seu bebê e misture com água e sabão neutro líquido. De forma delicada, esfregue as peças, fazendo movimentos circulares. Em seguida, deixe de molho por aproximadamente 15 minutos.
Lembre-se: É importante verificar se não há nenhum resquício de produtos utilizados durante a lavagem. Isso evitará que a pele do seu bebê fique irritada.

6. Máquina de lavar pode?

A resposta é sim! Quando a máquina encher de água, acrescente o sabão indicado pelo pediatra e em seguida coloque as roupinhas do bebê. Ao ligar a máquina, coloque no ciclo mais leve, para que não danifique as peças, já que tendem a ser mais delicadas. Ao final, certifique-se que ela cumpriu todo o ciclo de lavagem, ou seja, veja se limpou bem e tirou todo o excesso do sabão.

7. Temperatura da água na lavagem

Não há uma regra para a temperatura da água na hora da lavagem. Mas tenha em mente que a água morna poderá ajudar mais na esterilização das peças e na remoção de manchas difíceis de serem removidas com a água em temperatura regular.

8. Secagem da roupa do pequeno

A roupa do bebê deve ser bem esticada e estendida no varal, onde tenha bastante ventilação. Evite fazer o processo em lavanderias comerciais, já que é um lugar muito exposto e que outras pessoas utilizam.

9. Posso usar ferro de passar roupa?
Pode! Ao passar ferro nas roupinhas do seu bebê, as peças não estarão amassadas e já poderão ser utilizadas. Apenas tome cuidado para não danificar as peças delicadas com temperaturas muito elevadas.
As roupas do nosso bebê exigem mais atenção, principalmente aquelas que nunca foram lavadas anteriormente. Para que você se sinta mais segura, recomendamos que você procure um pediatra de confiança. Continue acompanhando o nosso blog para mais informações e dicas!

Fontes:

https://www.bhg.com/homekeeping/laundry-linens/clothes/how-to-wash-clothes-by-hand/
https://parenting.firstcry.com/articles/washing-your-babys-clothes-how-to-do-it-rightly/

Como lavar roupa de bebê: tudo que você precisa saber sobre essa missão fofa

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: