Como levar o bebê no carro: dicas para dar conforto e segurança aos pequenos

Os primeiros momentos da maternidade são tão intensos e cheios de novidade que muitos pais esquecem de um detalhe muito importante: a cadeirinha para levar o bebê no carro. Ela é um item obrigatório no carro dos papais e mamães e servem para todas as saídas; seja uma viagem de 5 minutos ou 1 hora.

E já que estamos falando de seres que são frágeis e cuidamos ao máximo para vê-los bem, separamos algumas dicas de como levar o bebê no carro de uma maneira confortável e segura. Confira!

A cadeirinha

O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) possui diversas regras bem exigentes sobre o tipo de cadeirinha e como ela deve ser usada. Isso porque depende muito da idade do seu filho Confira a seguir:

Até um ano

Conhecida como Bebê-Conforto, essa cadeirinha é recomendada para os bebês de até um ano, tendo de 10kg a 15kg. Lembrando que ela deve estar sempre de costas para os bancos da frente, em que a visão do bebê seja a parte de trás do carro.

A partir de um ano

Quando o seu bebê completar um aninho, é hora de trocar a cadeirinha! Esta, deve ser colocada de frente para o veículo, como se fosse um banco normal. A regra vale para crianças de até 4 anos, depois disso, um assento deve ser o substituto.

Como prender o Bebê-conforto no carro?

A forma de instalar o Bebê-conforto e a cadeirinha dependem muito do modelo. Cada fabricante te indicará o modo certo no manual de instruções. De qualquer forma, algumas dicas são válidas:

● Prenda sempre com segurança tendo o bebê virado para a parte de trás do carro;

● Para a segurança o bebê, o ideal é que a cadeirinha seja instalada no mínimo em 45°, pois a cabeça não suporta o peso do resto do corpo em caso de acidentes;

● Na hora da instalação, certifique-se que as tiras de retenção “vistam” os ombros do bebê. Você pode ajustar as tiras conforme o tempo de crescimento;

● O espaço entre as tiras e o peito deve ser de aproximadamente dois dedos.

Por mais que as cadeirinhas sejam diferentes de acordo com as marcas, o modo de fixação delas geralmente é com os próprios cintos de segurança do carro ou um sistema chamado ISOFIX, preso diretamente na carroceria.

Se o bebê se mostrar incomodado e começar a chorar quando colocá-lo na cadeirinha, nem pense em desistir! Independentemente da distância, todas essas medidas e cuidados devem ser seguidos para garantir a sua segurança. Além disso, você pode oferecer brinquedos para a distração do pequeno. Outra dica é você contar histórias, que irão entreter não só o bebê, mas a família também.

No início, é normal ficar inseguro em deixar o bebê na cadeirinha do banco de trás. Por isso, comece a fazer viagens mais curtas, como por exemplo, ao redor do bairro. Depois, quando se sentir mais confiável, faça passeios mais longos.

Quer saber mais sobre cuidados com os pequenos? Leia as outras matérias do nosso blog e siga as nossas redes sociais 😉

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: