Como acalmar o bebê com a técnica do 5S

Os primeiros três meses de vida dos bebês tendem a ser muito chorosos. Os pais ficam preocupados, tentando lidar com a situação. Claro que alguns choros são de necessidades básicas mas, se o mesmo for constante, a técnica 5S pode te ajudar.

Todas as sensações desta fase são novas para os bebês e este método possui 5 passos que acalmam o bebê, já que o deixa em posições confortáveis que remetem ao aconchego do útero. Confira:

1. Coloque o bebê de lado

Com as costas viradas para a barriga dos pais, deixe o pequeno de lado, como se estivesse flutuando. O seu bebê pode se acalmar logo no primeiro passo, já que essa posição “suspensa” dá a mesma sensação de estar flutuando no útero.

2. Envolva o bebê

Envolva o bebê delicadamente com um cobertor, de maneira que não o sufoque e nem limite sua movimentação, mas sim promovendo a sensação de proteção e de aconchego. Em dias quentes, é possível utilizar um lençol ou outra manta leve e macia que não o deixe desconfortável.

3. Ruído

Ainda com o bebê na posição de lado, o ruído do “shh, shh, shh…” é ótimo para acalentar o bebê. Apesar de estar relacionado com fazer silêncio, o som conforta o recém-nascido, pois é semelhante com o barulho ouvido no útero ao longo da gestação.

4. Balançar o bebê

O balanço do bebê é uma ótima forma de acalmar o choro do bebê e deixá-lo mais confortável. O ideal é que os pais balancem o bebê de cima para baixo, também se movimentando. O que explica a sensação de conforto é a lembrança dos movimentos que a própria mãe fazia durante a gravidez.

5. Sucção

A sucção é um ato que estimula o cérebro a liberar substâncias que deixam o bebê relaxado. Não apenas para se alimentar, mas a sucção também remete a quando o bebê suga os dedinhos e mãozinha dentro do útero. Portanto, nesse passo incentive o bebê a sugar os próprios dedinhos ou o dedo do pai e da mãe. Esse ato não estimulará necessariamente o hábito de sugar os dados, e é melhor do que fornecer uma chupeta. É uma forma de distraí-lo e estimular sua fase oral desde cedo.

Todo ambiente aconchegante e quentinho tende a deixar o recém-nascido mais calmo e, consequentemente, parar de chorar. Teste a técnica do 5s e nos mande uma mensagem em nossas redes sociais contando a experiência! Para saber mais dicas sobre bebês e maternidades, fique de olho no nosso blog 🙂

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: