Brincadeiras e atividades para estimular a coordenação motora dos bebês

Nos últimos tempos, com a tentativa de tentar acalmar e distrair os bebês, está cada vez mais comum os pais deixarem os pequenos passarem algumas horas do dia brincando nos jogos eletrônicos e celulares.

Entretanto, é muito importante que os responsáveis incentivem os seus filhos a realizarem atividades físicas. Isso porque as brincadeiras e esportes ajudam no desenvolvimento das coordenações motoras, cognitivas e sociais da criança.

A coordenação motora fina possibilita usar os pequenos músculos em movimentos mais delicados, como por exemplo, escrever, pintar e desenhar. As atividades físicas fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre seus movimentos. Confira a seguir algumas brincadeiras e atividades que você pode fazer junto ao seu pequeno:

Para os bebês:

1. Bola ao cesto

Para esta brincadeira, é necessário bolas pequenas, um cesto, balde ou até mesmo uma caixa vazia. Após montar a dinâmica, posicione o bebê perto do material e estimule-o para colocar a bolinha dentro do buraco.

2. Tira e põe cotonete

Como os bebês ainda são muito pequenos, brincadeiras mais simples são ideais para estimular a coordenação motora deles. Para esse exercício, mostre ao seu filho como tirar o cotonete de um pote e passar para o outro.

3. Pintura e algodão

A pintura exercita a coordenação motora, mas quando usamos diferentes materiais pode ser ainda mais desenvolvida. Mostre ao pequeno como colar o algodão no papel e depois prepare uma solução com corantes coloridos. Para a brincadeira ficar mais divertida, desafie-o a fazer algumas formas, como por exemplo, frutas.

Para as crianças maiores:

4. Lousa mágica

Nessa dinâmica, explique ao seu filho para desenhar o que quiser. Após isso, pegue um pincel com água e fale para ele apagar. Dessa forma, ele irá cobrir o traçado do desenho de uma maneira diferente.

5. Recorte e colagem

A dinâmica do recorte e cole ainda é muito pedido nas escolas. Além de ajudar na coordenação motora, estimula a criatividade do seu filho.

Para começar, separe uma tesoura sem ponta e cola. Depois disso, peça ao seu filho fazer algum personagem ou cenário com as imagens das revistas.

6. Amarelinha

A brincadeira da amarelinha é muito antiga, mas nunca sai de moda! Ajuda na coordenação motora e é ótima para que o pequeno desenvolva mais paciência até chegar a sua vez.

Lembre-se que perde a vez sempre que:

Pisar nas linhas do jogo
Pisar na casa onde está a pedrinha
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
Não conseguir pegar a pedrinha de volta

7. Fantoches de dedos

Os fantoches de dedos podem ser comprados em lojas de crianças ou feitos em casa. Essa brincadeira estimula os movimentos dos dedos e a imaginação da criança! Além disso, você consegue passar um tempo se divertindo com o seu pequeno.

8. Quebra-cabeça

Opte por um quebra-cabeça de acordo com a idade do seu pequeno. Para a brincadeira ficar mais divertida, monte-o junto com ele. Além de ter companheirismo na dinâmica, o seu filho estará desenvolvendo mais firmeza nas mãos e estimulando a sua coordenação motora.

Desde os primeiros anos de vida, é muito importante que os pais estimulem os seus filhos a serem mais ativos, praticando exercícios físicos e brincando. Essas atividades são ótimas para a saúde do seu filho, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora fina dele. Utilize a criatividade e os objetos que tem em casa para criar novas brincadeiras e entreter os pequenos. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para não perder nenhuma dica!

  • GOSTOU? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: